Como procurar uma editora para o seu livro

//Como procurar uma editora para o seu livro

Muitas pessoas sonham em publicar um livro, e este é o momento perfeito para tirar seu sonho da gaveta e colocá-lo no papel. Porém, para que tudo dê certo, é preciso escolher a editora que mais atenda às suas necessidades e que ofereça tudo o que você precisa, da revisão à venda.

O cenário atual é ideal para identificar a editora que mais combina com seu projeto e realizar a publicação. Uma pesquisa divulgada pela Nielsen mostra que a venda de livros aumentou no começo de 2018 em comparação a 2017. O crescimento registrado foi de mais de 3,5%, com destaque para os gêneros infantil, juvenil e educacional.

Se você quer aproveitar o período positivo, é importante entender que a melhor editora para o seu livro não necessariamente é a que cobra mais caro, mas sim a que tem melhor qualidade editorial e gráfica no seu segmento de publicação. Confira algumas dicas e descubra qual é a melhor editora para as suas necessidades.

Editoras comerciais x prestadoras de serviço

A primeira coisa que você precisa conhecer é a diferença prática entre editoras comerciais e prestadoras de serviço.

As comerciais tomam quase todas as decisões sobre a publicação, deixando o autor mais afastado do processo. Como são responsáveis por bancar todo o processo, é possível que, após enviar sua obra, a resposta demore a chegar e, mesmo assim, pode ser que ela não seja positiva.

Muitas delas preferem trabalhar com obras de escritores consagrados e famosos, por entenderem que o retorno do valor investido é quase certo. Com isso, o escritor que está começando ou ainda não é conhecido muitas vezes é ignorado ou passa anos tentando conquistar seu espaço.

Por outro lado…

Por outro lado, as editoras prestadoras de serviço dão mais suporte ao autor e o orientam sobre tudo o que é preciso ser feito para que ele tenha o melhor resultado. Como é o escritor quem financia o serviço, as editoras comerciais dão mais apoio e fazem com que ele permaneça integrado a todo o processo de edição, diagramação e publicação do livro.

Outra diferença entre elas é na hora de receber pela publicação. Enquanto nas editoras comerciais o autor fica com aproximadamente 10% do valor da venda de direitos autorais, na prestadora de serviço, como o custo já foi quitado pelo escritor, o valor arrecadado pela venda do livro vai integralmente para ele. Além disso, o processo das editoras prestadoras de serviço é mais rápido e em pouco tempo a obra está nas mãos do autor.

Pesquisando a reputação da editora

A reputação da editora talvez seja o ponto mais negligenciado pelos autores na hora da pesquisa. No entanto, muitas vezes a resposta está acessível na internet em sites de reclamação do consumidor ou até mesmo na fanpage da empresa no Facebook.
Confira algumas dicas para você pesquisar a sua editora de livros:

  • Pesquise a quantidade de livros publicados pela editora;
  • Pesquise a editora em sites de reclamações como o Reclame Aqui;
  • Entre em contato com outros autores que publicaram na editora;
  • Verifique a reputação da editora nas mídias sociais;
  • Pergunte sobre tudo e só feche o negócio quando tiver certeza sobre o que está contratando;
  • Evite contratos e orçamentos complicados e sempre consulte um advogado.

Conhecendo os serviços da editora

Muitas vezes o autor compara somente os preços das diferentes editoras, porém, a variedade de serviços oferecidos pode justificar o valor cobrado. Assim, certifique-se de conferir os seguintes pontos: A editora não faz ou faz revisão? Se faz, quantas estão incluídas no serviço? A diagramação é estruturada e adequada ao meu livro? Meu livro infantil precisa de um bom ilustrador. A editora oferece isso?
Essas perguntas devem ser as mais relevantes no processo de comparação de preços, pois muitos autores comparam apenas o que irão pagar e se esquecem de colocar na balança os benefícios que a editora oferece.

Procure editoras transparentes

Com o sistema de impressão sob demanda, algumas editoras estocam livros virtualmente. Essa prática é muito interessante para evitar despesas de estoque e garantir que sempre haja disponibilidade de venda dos exemplares, mas verifique se isso está claro no seu contrato com a sua editora.

Veja livros feitos pela editora para conhecer seu trabalho

Nada como ter em suas mãos um livro da editora que você tem interesse. Ir a uma livraria e procurar por uma das publicações é uma forma de ter acesso ao material e observar a qualidade. Essa é a melhor maneira de saber se você gostou do trabalho.

Caso tenha possibilidade, adquira um livro para conferir como foi feita a revisão. Encontrou erros de português? Então é necessário estar atento a isso antes de assinar o contrato. Afinal, quem quer se destacar como escritor precisa começar com um bom produto, e leitor nenhum gosta de encontrar erros de português no livro que comprou. Verifique como é feita a revisão na editora escolhida para que isso não aconteça com a sua obra.

Distribuição, comercialização e assessoria de imprensa

Publicar um livro é um sonho, mas ele precisa chegar até as lojas . Por isso, escolha uma editora que ofereça também o serviço de distribuição, comercialização e até divulgação.

A Editora Albatroz localizada no Rio de Janeiro, por exemplo, conta com parcerias livrarias e marketplaces, o que facilita a distribuição dos livros publicados. Além disso, a própria editora conta com livraria virtual para realizar a venda de suas produções.

Já o serviço de assessoria de imprensa é importante para que o seu livro vire notícia em grandes sites e jornais. A divulgação da sua obra ajuda a alavancar as vendas.

A editora ideal precisa oferecer muito além de uma impressão de qualidade. É necessário buscar por uma empresa que esteja apta a cuidar da sua obra em todas as etapas, desde a capa até a venda. Afinal, o trabalho do escritor é longo e precisa de uma equipe qualificada para que o resultado seja o livro perfeito.

By |2018-09-12T21:09:29+00:009 de maio de 2018|

2 Comments

  1. Ruth Mendes 17 de outubro de 2018 em 21:49 - Responder

    Estou maravilhada com a atenção e orientação da Editora Albatroz.
    Parabéns pela equipe, que aos meus olhos vi pelo lado do profissionalismo.
    Muito obrigada pela atenção que me dispensaram.

  2. Oldemilson Cézar 27 de maio de 2018 em 21:11 - Responder

    Escrevo desde da adolescência e já participei de algumas coletâneas na Crisalis Editora – Brasil Literário em 1984,com a poesia”NADA”.
    E na própria Editora em 1985, Escritores Brasileiros, com a poesia “VIAGEM DA AMADA”.
    Também participei da coletânea da Editora Guemanisse – Convergentes em 2007, com a poesia “ENCANTO DO ÓCIO”.
    Possuo 04, livros publicados pela amazon.com – no formato e book.

    – TEMPOS DE GUERRAS.
    – O SER EV18G200609-ET.
    – ENCANTO DA LEVEZA DE UM SER I.
    – ENCANTO DA LEVEZA DE UM SER II.

    Também o livro O SER EV18G200609-ET, está na plataforma Wattpad.

    Inclusive também tenho alguns trabalhos publicados nos jornais, revistas e páginas sociais.

    Atualmente estou escrevendo 03 (três), livros de poesias e mais (01),hum livro de ficção, com o título provisório
    “O SER DA PEDRA ENCANTADA – ZIRTAEB”, pronto para o prelo.

    Aguardarei ansiosamente o convite de uma grande Editora à parceria e a mesma poderá amarrar o custo da publicação com a venda dos exemplares até a cobertura do Contrato.

    Entretanto, o excedente será creditado ao autor como direitos autorais e a Editora e/ou patrocinador terá livre arbítrio para escolher uma obra que será gradativamente lançada no mercado trimestralmente.

    Também sei que nenhum autor é tão louco para fazer uma proposta desta que, no seu teor é irrecusável.

    E tenho absoluta certeza que, Editora terá aumento significativo nas vendas e consequentemente lucro.
    Além do mais, nenhuma Editora recebeu tamanha honraria.

    Nota: Gentileza não enviar orçamento, porque não pago para publicar. Procuro exatamente uma parceria para viabilizar a publicação da obra e assim, espero contar com a sensibilidade dos Editores e/ou patrocinadores.

    Sucesso literário!
    Oldemilson Cézar

Deixar Um Comentário