Muitas pessoas sonham em publicar um livro, e este é o momento perfeito para tirar seu sonho da gaveta e colocá-lo no papel. Porém, para que tudo dê certo, é preciso escolher a editora que mais atenda às suas necessidades e que ofereça tudo o que você precisa, da revisão à venda.

O cenário atual é ideal para identificar a editora que mais combina com seu projeto e realizar a publicação. Uma pesquisa divulgada pela Nielsen mostra que a venda de livros aumentou no começo de 2018 em comparação a 2017. O crescimento registrado foi de mais de 3,5%, com destaque para os gêneros infantil, juvenil e educacional.

Se você quer aproveitar o período positivo, é importante entender que a melhor editora para o seu livro não necessariamente é a que cobra mais caro, mas sim a que tem melhor qualidade editorial e gráfica no seu segmento de publicação. Confira algumas dicas e descubra qual é a melhor editora para as suas necessidades.

Editoras comerciais x prestadoras de serviço

A primeira coisa que você precisa conhecer é a diferença prática entre editoras comerciais e prestadoras de serviço.

As comerciais tomam quase todas as decisões sobre a publicação, deixando o autor mais afastado do processo. Como são responsáveis por bancar todo o processo, é possível que, após enviar sua obra, a resposta demore a chegar e, mesmo assim, pode ser que ela não seja positiva.

Muitas delas preferem trabalhar com obras de escritores consagrados e famosos, por entenderem que o retorno do valor investido é quase certo. Com isso, o escritor que está começando ou ainda não é conhecido muitas vezes é ignorado ou passa anos tentando conquistar seu espaço.

Por outro lado…

Por outro lado, as editoras prestadoras de serviço dão mais suporte ao autor e o orientam sobre tudo o que é preciso ser feito para que ele tenha o melhor resultado. Como é o escritor quem financia o serviço, as editoras comerciais dão mais apoio e fazem com que ele permaneça integrado a todo o processo de edição, diagramação e publicação do livro.

Outra diferença entre elas é na hora de receber pela publicação. Enquanto nas editoras comerciais o autor fica com aproximadamente 10% do valor da venda de direitos autorais, na prestadora de serviço, como o custo já foi quitado pelo escritor, o valor arrecadado pela venda do livro vai integralmente para ele. Além disso, o processo das editoras prestadoras de serviço é mais rápido e em pouco tempo a obra está nas mãos do autor.

Pesquisando a reputação da editora

A reputação da editora talvez seja o ponto mais negligenciado pelos autores na hora da pesquisa. No entanto, muitas vezes a resposta está acessível na internet em sites de reclamação do consumidor ou até mesmo na fanpage da empresa no Facebook.
Confira algumas dicas para você pesquisar a sua editora de livros:

  • Pesquise a quantidade de livros publicados pela editora;
  • Pesquise a editora em sites de reclamações como o Reclame Aqui;
  • Entre em contato com outros autores que publicaram na editora;
  • Verifique a reputação da editora nas mídias sociais;
  • Pergunte sobre tudo e só feche o negócio quando tiver certeza sobre o que está contratando;
  • Evite contratos e orçamentos complicados e sempre consulte um advogado.

Conhecendo os serviços da editora

Muitas vezes o autor compara somente os preços das diferentes editoras, porém, a variedade de serviços oferecidos pode justificar o valor cobrado. Assim, certifique-se de conferir os seguintes pontos: A editora não faz ou faz revisão? Se faz, quantas estão incluídas no serviço? A diagramação é estruturada e adequada ao meu livro? Meu livro infantil precisa de um bom ilustrador. A editora oferece isso?
Essas perguntas devem ser as mais relevantes no processo de comparação de preços, pois muitos autores comparam apenas o que irão pagar e se esquecem de colocar na balança os benefícios que a editora oferece.

Procure editoras transparentes

Com o sistema de impressão sob demanda, algumas editoras estocam livros virtualmente. Essa prática é muito interessante para evitar despesas de estoque e garantir que sempre haja disponibilidade de venda dos exemplares, mas verifique se isso está claro no seu contrato com a sua editora.

Veja livros feitos pela editora para conhecer seu trabalho

Nada como ter em suas mãos um livro da editora que você tem interesse. Ir a uma livraria e procurar por uma das publicações é uma forma de ter acesso ao material e observar a qualidade. Essa é a melhor maneira de saber se você gostou do trabalho.

Caso tenha possibilidade, adquira um livro para conferir como foi feita a revisão. Encontrou erros de português? Então é necessário estar atento a isso antes de assinar o contrato. Afinal, quem quer se destacar como escritor precisa começar com um bom produto, e leitor nenhum gosta de encontrar erros de português no livro que comprou. Verifique como é feita a revisão na editora escolhida para que isso não aconteça com a sua obra.

Distribuição, comercialização e assessoria de imprensa

Publicar um livro é um sonho, mas ele precisa chegar até as lojas . Por isso, escolha uma editora que ofereça também o serviço de distribuição, comercialização e até divulgação.

A Editora Albatroz localizada no Rio de Janeiro, por exemplo, conta com parcerias livrarias e marketplaces, o que facilita a distribuição dos livros publicados. Além disso, a própria editora conta com livraria virtual para realizar a venda de suas produções.

Já o serviço de assessoria de imprensa é importante para que o seu livro vire notícia em grandes sites e jornais. A divulgação da sua obra ajuda a alavancar as vendas.

A editora ideal precisa oferecer muito além de uma impressão de qualidade. É necessário buscar por uma empresa que esteja apta a cuidar da sua obra em todas as etapas, desde a capa até a venda. Afinal, o trabalho do escritor é longo e precisa de uma equipe qualificada para que o resultado seja o livro perfeito.