Como-ser-um-escritor

Ser escritor é um grande privilégio, afinal pode tocar as pessoas com suas palavras não é uma tarefa fácil. Pois não basta apenas escrever o que vem pela sua cabeça é preciso escrever sobre algo que as pessoas vão querer ler, porque não adianta ser um escritor sem leitores.

Não existe uma fórmula mágica para se tornar um autor, mas existem alguns itens que devem ser levados em consideração na hora de tomar a decisão de escrever qualquer tipo de coisa, de literatura a artigos científicos.  Confira algumas dicas comuns para futuros autores.

1- Decida o que você quer escrever

Geralmente um escritor tem a liberdade de escrever sobre qualquer coisa, mas mesmo assim é importante ter o foco em um tipo de escrita. Pois assim ele irá desenvolver bem aquela que escolheu, pois é melhor ser um bom escritor de determinado gênero, do que ser um escritor mais ou menos de várias coisas. As opções são inúmeras, mas sempre existe aquilo com que você se identifica mais, alguns gostam de escrever sobre ficção e a possibilidade de criar mundo mágicos e coisa que não existem. Outros já são mais realistas e gostam de escrever sobre o cotidiano, sobre sentimentos e outras coisas mais factuais. Há os que preferem poesias e encantar seus leitores tocando em seu intimo. Independente de qual o estilo que você mais gosta o que importa é que você o desenvolva para escrever bons textos que façam com que as pessoas queiram te ler.

2- Tempo para se dedicar

Nem sempre os escritores tem o privilégio de viver apenas escrevendo, uma porque ainda estão em início de carreira, ou porque tem outras profissões e estão começando na escrita ainda como hobby. Mas independente de tudo é preciso reservar um tempo para escrever. Nem que seja algumas poucas horas por dia. A dica é tirar pelo menos um dia da semana para se dedicar a escrever aquilo que lhe agrada. Nem sempre o que será escrito naquele momento será útil para a publicação, mas isso faz com que você exerça a escrita e a aprimore cada vez mais.

3- Leia muito

Sim, para ser um escritor é preciso ler bastante, não que isso sirva de inspiração, mas com a leitura você tem a oportunidade de aumentar o seu vocabulário, e de conhecer novos estilos de escrita. Ler de revistas de consultórios médicos a livros acadêmicos , tudo é válido para te ajudar a se aprimorar como escritor.

4- Viva

Parece estranho mandar alguém viver, mas se você quer ser um escritor você precisa viver, pois é a partir das suas experiências que você terá sobre o que escrever. Não adianta nada você escrever sobre melhores lugares para mochilar se você nunca saiu da sua cidade natal. Você precisa transmitir segurança aos seus leitores, então nada melhor do que mostrar a eles coisas que você já vivenciou, assim você passa credibilidade e confiança a eles.

5- Faça anotações

Sim, um bom escritor sempre tem um papel e caneta por perto para casos de aparecer ideias do nada. Nem que seja uma frase que apareceu para você durante o trajeto de ônibus até a sua casa. Tudo pode ser útil. Se não tiver papel e caneta, o bloco de notas do celular é uma boa ferramenta e tem o mesmo próposito.