Como-transformar-minha-pesquisa-em-livro

Você passa meses ou até anos pesquisando temas do seu interesse na universidade, seja na graduação, mestrado ou doutorado, e ao finalmente apresentar o seu trabalho, fica aquela vontade ampliar as possibilidades e eternizar todo esse trabalho em um livro. Isso é mais comum do que você imagina, já que dentre as vantagens de publicar uma pesquisa em formato de livro estão o aumento do acesso e o ganho de credibilidade, principalmente porque ainda hoje os livros possuem certa autoridade dentre os pesquisadores e leitores. Ficou interessado? Então veja nossas dicas!

Informe-se sobre as áreas de pesquisa no mercado literário

Se você está com planos de publicar um livro, o primeiro passo independente do tipo de literatura que você escreve, é se informar sobre o mercado, conversar com pessoas que estão nesse meio (ou que já publicaram livros com base em suas pesquisas), e perceber as lacunas que existem, e os temas que já estão saturados.

Adapte a sua pesquisa

Os formatos são diferentes, e para cada um deles o texto e os elementos visuais do trabalho precisam se adaptar. Pode ser difícil e cansativo, mas essa parte é de extrema importância, já que não adianta que o seu livro tenha o formato de uma monografia, dissertação ou tese. Porém, é preciso ficar claro que não se trata de fazer grandes alterações na pesquisa em si, e sim na linguagem, na maneira de se comunicar com o público.

Se o resultado da sua pesquisa for um livro, movimento mais comum em cursos na área das ciências humanas, digamos que o seu trabalho será um pouco menor, já que o livro já estará – de certa forma – pronto. Nesses casos, o trabalho mais pesado geralmente fica na parte de edição e revisão ortográfica.

Invista um tempo para reler e editar o material

Parece óbvio, mas acredite: Muitas pessoas ainda não releem o seu material no momento de montar um projeto de livro, e isso pode resultar em alguns atrasos no processo de publicação. Por isso, aqui vale reforçar a dica anterior: Releia, edite e vá fazendo as adaptações necessárias.

Você não precisa publicar a pesquisa inteira

Essa dica vale principalmente para pesquisas muito longas e mais aprofundas, mais comuns nas teses de doutorado, mas nada impede de você aplicá-la no seu trabalho. O que queremos dizer é que você tem toda liberdade para manter algumas partes da sua pesquisa apenas no trabalho científico, e no livro, publicar apenas as constatações que são mais interessantes para um público maior. Isso pode ser útil principalmente para localizar a pesquisa dentro de um determinado nicho.

Conte com uma editora

Nesse momento, o ideal é consultar uma editora para que ela dê as orientações acerca do livro que vai ser publicado. Além disso, a nossa dica é consultar uma editora logo quando você estiver planejando o livro, isso tornará o processo mais rápido e minimizará erros. Conte conosco para isso!

Por fim, não desista! Um livro pode, sem dúvidas, aumentar a visibilidade do pesquisador e do tema pesquisado.