Como usar palavras-chaves para vender seu livro na Amazon

//Como usar palavras-chaves para vender seu livro na Amazon

Crédito imagem: Pixabay

Seu livro está na Amazon e apesar de toda divulgação está difícil encontrar novos leitores? Talvez uma ajuda seja usar as palavras-chaves certas.

 

As palavras-chaves ajudam não só o leitor a encontrar seu livro em meio a – literalmente! – milhões de outros, como também auxilia na hora de posicionar a obra no mecanismo de busca.

 

Por que isso é importante? A Amazon não é apenas uma plataforma de e-commerce: Ela é um mecanismo de pesquisa que possui seu próprio algoritmo, o A9.

 

Assim como em outros mecanismos de pesquisa, você pode usar técnicas de SEO (Search Engine Optimization – otimização de mecanismos de busca) para impulsionar o ranking dos seus produtos. Certas frases e palavras te ajudam a classificar melhor, o que gera mais vendas orgânicas.

 

Claro que se o leitor procurar direto pelo título ou pelo nome do autor vai encontrar, mas pode estar à procura de um romance, por exemplo, e não encontrar o seu porque fico lá pela página 20.

 

Tenha em mente que a Amazon quer que o cliente encontre rápido o que precisa, então tentar sempre mostrar o resultado do que ele procura na primeira página. O que significa que dificilmente ele vai olhar outras páginas, por isso é bom sempre estar bem classificado.

 

Ao cadastrar um novo livro no KDP (sistema onde o autor faz upload do e-book para vena), podemos selecionar até sete palavras-chave para o livro. Por sua vez, cada um desses termos pode ser uma palavra individual ou uma frase curta, como “romance de época”, “biografia de celebridade”, “thriller policial” etc.

 

Mas ser abrangente demais pode ser “um tiro no pé”, porque muitas são as obras nessa mesma categoria. Por isso é bem especificar e generalizar ao mesmo tempo. Exemplo: Você pode colocar “romance de época” e “romance de época no Brasil colônia”.

 

A Amazon indica o que utilizar de palavra-chave:

 

Ambiente (Onde o livro passa: Praia, Brasil, Europa, universo fictício etc)

Tipos de caráter (solteiro, anti-herói, mocinha ingênua)

Papéis dos personagens (LGBTQIA+, protagonista negro, feminista)

Temas de enredo (autoconhecimento, pé na estrada, redenção)

Tom da história (suspense, fantasia, romance, biografia)

 

Uma outra dica é testar palavras-chaves. Vá até a caixa da busca da Amazon e veja pelo preenchimento automático (como no Google) o que as pessoas mais têm buscado. Isso pode te dar insights interessantes.

Se resultados do que você está testando aparecem na busca, esse é um sinal de que existem buscas reais pelas palavras que você escreveu, o que indica que há interesse pelo tema do seu livro.

 

Esse é um tema que pode – e deve – ser aprofundado por aqueles que buscam uma melhor colocação no ranking da Amazon e procuram aumentar suas vendas orgânicas. Para entender melhor, leia esse artigo de Neil Patel, especialista em marketing digital.

 

Por Teca Machado

By |2022-05-09T17:31:36-03:009 de maio de 2022|

Deixar Um Comentário