Todo mundo já está familiarizado com a Black Friday no Brasil. Muitas pessoas aguardam o ano inteiro pelo dia – ou final de semana em que os preços dos mais variados produtos caem vertiginosamente. E, você, escritor, deveria aproveitar a data comemorativa, que em 2019 acontece dia 29 de novembro, para vender os seus livros. 

Você vai diminuir um pouco a sua margem de lucro, é verdade, mas é uma oportunidade ímpar de fazer com que seu livro chegue nas mãos de uma maior quantidade de leitores, de melhorar o seu fluxo de caixa – podendo até mesmo ser uma forma de juntar dinheiro para a publicação de uma segunda edição ou de uma nova obra – e de divulgar mais o seu trabalho. 

Segundo uma pesquisa divulgada pelo próprio Google, a Black Friday é data mais importante para as compras em varejo digital no país, então se você é um autor que foca suas vendas na internet é um bom momento para prestar atenção. Poucos anos atrás a época era vista como uma farsa devido às lojas que aumentavam o preço na semana anterior para dizer que “baixaram” na Black Friday. Mas agora a visão do público tem sido outra, já que o comércio realmente adere aos descontos. 

E como ter sucesso de vendas dos seus livros nesse período? Seguem algumas dicas: 

Como em quase tudo na vida, planejamento é a palavra de ordem aqui. Faça uma lista com todas as pendências que participar dessa data do varejo implica. Dessa forma será muito mais fácil se organizar e conseguir atender a todos os leitores. 

É importante saber exatamente quantos livros tem em estoque, porque logística é um dos maiores problemas de quem trabalha com vendas. Uma dica é criar uma meta de quantos exemplares deseja vender no período, além de decidir qual será o tempo da promoção: Só no dia exato da Black Friday, o fim de semana todo, a última quinzena do mês etc. Com esse número em mente, é hora de começar a correr atrás das vendas. 

Algo muitíssimo importante é realmente dar descontos. De nada adianta aumentar o preço do livro e baixar na Black Friday, só para dizer que está em promoção. Ações como essa fazem com que a data seja realmente chamada de Black Fraude. Mesmo que seja um desconto de 10% é essencial baixar o preço da obra. E se não quiser diminuir muito, há outras opções para chamar a atenção do cliente, como oferecer vantagens. Por exemplo, quem comprar dois ou mais livros, ganha um brinde exclusivo, oferecer um conto inédito para compras acima de certo valor, frete grátis ou outras ações que você achar pertinente. 

Para que suas vendas ganhem escala, outra dica é fazer divulgação da participação na data comemorativa. Campanhas online são muito recomendadas, principalmente em redes sociais, blog, grupos de leitores e escritores e com influenciadores. E, se possível, é sempre bom fazer ações offline, como participação em feiras e outros eventos literários. 

E aí, preparado para vender muitos livros na Black Friday? 

Por Teca Machado