Quando falamos do mundo dos poemas e seus melhores representantes no Brasil, falamos de muitos autores que abriram caminhos através da escrita. E quando falamos de mulheres escritoras, o sentido de abrir caminhos se torna ainda mais presente. Mesmo sendo, o mundo da poesia, tão subjetivo, a presença de mulheres na disseminação de seus anseios, vivências, e meios sociais são tão importantes quanto outros tantos atos em que o feminino ganhou representatividade ao longo dos tempos. Por isso, elaboramos uma lista com as sete escritoras brasileiras mais aclamadas por suas obras durante o séc. XX.
Cecília Meirelles
De um lirismo considerado um dos melhores de toda a língua portuguesa, Cecília Meirelles traduz suas nuances femininas com um desprendimento delicado e espontâneo. Criada entre as artes, Cecília foi, além de poetisa, pintora, professora e jornalista. Sua poesia é um dos melhores exemplares da literatura brasileira moderna. Os livros mais famosos da poetisa são Ou Isto ou Aquilo, Espectros e Livro da Solidão.
Adélia Prado
Professora, Adélia Prado exerceu essa função por 24 anos, até que a fama como escritora lhe tomou mais o tempo para produção de seus escritos. Nos textos que produzia, a poetisa retratava o cotidiano através de certa lógica subjetiva mas que tem, como fundamento, também a fé cristã. Suas obras mais famosas são Bagagem, O Pelicano e Miserere.
Clarice Lispector
Uma das mais aclamadas escritoras do país, a escritora e jornalista Clarice Lispector foi um divisor de águas no que diz respeito ás traduções literárias do séc. XX. Em suas obras, a poetisa revela o encontro entre o eu lírico e sua própria existência através de insights que, de tão cotidianos, passam despercebidos. Mas é nesse momento de reflexão que os questionamentos da existência feminina se fazem mais intrínsecos e marcantes. Seus livros mais famosos são: A Hora da Estrela, A Paixão Segundo G.H e a coletânea de contos Laços de Família.
Hilda Hirst
Poeta, ficcionista, cronista e dramaturga, Hirst traduz em palavras o contato de mulheres e seus desejos, por vezes os mais íntimos. Quando pemsamos em Hilda Hirst, pensamos em como uma mulher pôde, de forma tão graciosa, falar de amor e sexo. Entre os seus títulos mais fomosos estão Cartas de Sedutor, Do Desejo, O Caderno Rosa de Lori Lamby e A Obsena Senhora D.
Cora Coralina
Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, mais conhecida pelo seu pseudônimo Cora Coralina foi publicar seu primeiro livro somente aos 76 anos. Mas a poetisa e contista escrevia desde pequena o mundo que a cercava. Foi narrando, desde que o samba é samba, os capítulos que retratavam o enredo de sua própria vida no interior do pais. O interessante é ver como sua escrita, com o passar dos anos, retrata Cora em suas mudanças e vontades mais profundas. Cora é autora de livros como O Tesouro da Casa Velha e Estórias da Casa Velha da Ponte.
Certamente tivemos muitas outras excelentes escritoras na história da literatura brasileira. E atualmente também contamos com grandes nomes. Mas as cinco escritoras mulheres que elencamos aqui e que mudaram nossa escrita – e nossa leitura – merecem nunca serem esquecidas.
Cadê Lygia Fagundes Telles? Lista de melhores sem ela não existe!