Conheça o mercado literário - Blog - Editora Albatroz

Conheça o mercado literário – Blog

 

mercado literário conheça editora albatroz publique seu livro livros biblioteca livraria meninas lendo livro comprando livro

Quer se jogar no maravilhoso mundo literário?

Ótimo! Esse realmente é um mercado apaixonante, assim como um dos mais antigos e sólidos do Brasil e mesmo do mundo.

Mas não pense que é tão simples. Nenhum mercado é. Todos têm regras, jogadores, casos de sucesso, partes boas e partes ruins. Não é apenas escrever um livro, imprimir e pronto, sucesso instantâneo.

Há muito mais do que disso, e conhecer todo o processo e pessoas envolvidas irá te dar opções muito melhores, além de ser um caminho mais rápido, porque assim você diminui as chances de chegar num beco sem saída. Até o leitor chegar na livraria e tirar o livro da prateleira aconteceu um longo processo que deve ser levado em conta se você deseja ser um autor.

Como funciona o mercado literário

Você sabe, por exemplo, como funciona uma editora? Conhece outros autores? Pesquisou maneiras de se aproximar de editores? Sabe como pensa e trabalha o mercado editorial do país? Descobriu quem é o seu público-alvo e sabe da importância dele?

Como chamar a atenção de quem importa na indústria, que são os leitores? Quais são os tipos de publicação existentes? Qual é a melhor maneira de divulgar meu trabalho e meu nome?

Todas essas perguntas o escritor deve se fazer antes de realmente se aprofundar no mercado editorial brasileiro.

Você não pode simplesmente pegar o seu livro e mandar para qualquer editora, só porque é uma editora. Ela pode, por exemplo, não publicar o seu gênero literário, então você irá ter desperdiçado o seu tempo e o dela.

Estudar e pesquisar é sempre um caminho a ser seguido em todas as áreas de atuação, não só na literatura. Conhecimento nunca é demais, não é verdade? Conhecer o mercado é a melhor forma de descobrir como se inserir nele e o que fizeram aqueles que já estão lá. E enxergue a escrita e o seu livro como trabalho, não como hobby.

Leve a sério aquilo que você faz que outras pessoas irão levar também.

Escrever e publicar um livro é lindo, mas não é só contos de fadas. Há muito trabalho envolvido e quanto mais por dentro você estiver do assunto, maiores são as suas chances de se sobressair.

Veja mais dicas no Facebook da Editora Albatroz: https://www.facebook.com/editoraalbatroz/
V
eja nossas obras já publicadas em: https://editoraalbatroz.com.br/nossas-publicacoes/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *