Conto, novela ou romance? Saiba a diferença – e semelhança – entre eles

//Conto, novela ou romance? Saiba a diferença – e semelhança – entre eles
Image by StockSnap from Pixabay

Você quer escrever uma história, mas já sabe se será um conto, uma novela ou um romance?

Os três são gêneros literários distintos, mas têm algumas semelhanças entre si, por isso muitas pessoas acabam confundindo os três.

Vamos conhecer um pouco mais de cada um deles?

Conto

É uma narrativa curta, mas que apresenta todos os elementos tradicionais de uma narrativa, como personagens, tempo, espaço e enredo, mesmo que numa trama mais enxuta. E o conto pode ser de qualquer gênero, como romance, ficção científica, policial, fantasia e outros.

Em geral tem um único conflito, já que personagens, tempo e espaço são reduzidos. O comum é ter apenas um acontecimento relevante e um clímax.

Muitas pessoas confundem conto com crônicas. Diferentemente dos contos, que podem contar com a variedade de temas, a crônica é um gênero discursivo que de modo geral retrata o cotidiano e trata de assuntos corriqueiros da atualidade e são até mais curtas.

Novela

Apesar do nome, não estamos falando das famosas telenovelas. Situada entre o conto e o romance, nem sempre é fácil caracterizar uma novela.

Assim como o conto, ela geralmente gira em torno de um único conflito e possui um número reduzido de personagens, mas é mais extensa do que o conto e bem menor do que o romance.

Alguns autores usam a novela como um “entre-livros” dentro de uma série ou saga. É uma conexão entre as histórias já contadas e as que ainda virão, principalmente se o foco das próximas obras será em outros personagens. Muitas vezes é quase um epílogo e fechamento de alguns arcos.

Romance

Esse é o gênero mais comum quando falamos sobre livros. E, apesar do nome, não é necessariamente uma história de amor, é apenas um nome para obras extensas dos mais variados temas.

O romance é mais extenso do que a novela e o conto. Tem muitos personagens, contando com protagonistas e personagens secundários, inclusive eles mesmos com arcos dramáticos próprios. Além disso, há inúmeros conflitos, clímax e mesmo reviravoltas.

***

Não importa se você quer publicar um conto, uma novela ou um romance, a Editora Albatroz pode te ajudar. Entre em contato conosco aqui e faça seu orçamento para o lançamento de um livro com qualidade editorial e de impressão, além de receber atendimento personalizado.

Por Teca Machado

By |2020-10-29T16:03:41-03:0029 de outubro de 2020|

Deixar Um Comentário