Cuidado com as Referências - Blog - Publique seu livro - Editora Albatroz

Cuidado com as Referências – Blog – Publique seu livro

cuidado com as referências escrita escrever

Cuidado com as referências.

 

Não se preocupe! Não estamos falando para você abandonar suas inspirações ou excluir totalmente as referências. Na verdade recomendamos que você tenha uma boa estrutura para por alguma referência externa em seus escritos, é sempre bom fazer o leitor ter aquela “sacada genial” de ‘Entendi a referência’, como nosso bom e velho Capitão América. Isso cria uma identificação maior com o que se lê e essa identificação faz com que os leitores se apeguem mais aos livros, pois ele estará melhor inserido em sua realidade.

‘Então por qual motivo eu deveria ter cuidado com as referências já que elas são boas para o texto?’

Referência ou cópia?

Referência a obras externas, sejam elas filmes, músicas, desenhos ou outros livros, não são nada mais do que intertextualidade, e o uso da mesma é praticamente uma regra. Mas é ai que mora o perigo. Muitos escritores acabam se perdendo em meio a toda essa intertextualidade. Ao invés vez de trazerem obras originais com homenagens e referências a outras mídias, trazem cópias descaradas de conteúdo. Ou pior, ficam tão presos a um modelo, que não conseguem ter um processo criativo completo.

Ao se criar uma referência e um conteúdo de homenagem para suas inspirações, elas devem ser encaixadas como parte secundária na trama, mesmo que estejam em conexão com o desenvolvimento principal do livro. Para que você não se perca, tenha sempre um objetivo principal já esquematizado. Dê, antes de tudo, sua personalidade ao enredo. Ter um planejamento vai ajudar você a se manter dentro dos seus padrões e não fugir para outros.

Você não deve fazer do seu livro uma “releitura não oficial” de algum autor. O mais importante em resolver criar uma história é poder por sua originalidade criativa para trabalhar. O universo literário não precisa de outro Tolkien ou Stephen King, eles já fizeram suas contribuições para o mundo. O universo literário precisa de alguém como você criando histórias e dando vida a outros universos fantásticos. Mesmo sem precisar entrar em um Guarda-roupas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *