Dicas de como organizar suas leituras

//Dicas de como organizar suas leituras

Crédito imagem: Pixabay

 

Como você organiza suas leituras?

 

Algumas pessoas nem pensam nisso, mas muitos leitores gostam de acompanhar e estruturar o que leram ao longo do tempo. Desse modo conseguem chegar em dezembro, por exemplo, e saber quantos livros leram, quais meses de maior leitura, quais gostaram, quais indicam e muito mais.

 

Aproveitando a época do ano, segue uma lista de maneiras de organizar suas leituras em 2022.

 

Dicas de como organizar suas leituras

 

1- Aplicativos

 

Há vários aplicativos de leitura que te ajudam a ordenar as leituras, como o Skoob – que é brasileiro e um dos preferidos dos leitores -, o Good Reads e o Cabeceira. Neles é possível marcar os livros lidos, os que está lendo, os que deseja ler, os desejados e colocar resenhas literárias, assim como dar estrelas. Eles contam quantas páginas o usuário já leu e até calculam quanto tempo vão demorar na leitura daquela obra específica.

 

É comum também as plataformas criarem desafios de leitura, assim como os usuários elaborarem metas e objetivos próprios, além de sortear exemplares e poder realizar trocas de livros com outros leitores.

 

Todos têm interface fácil de mexer, como de redes sociais.

 

2- Planners de leitura

 

É quase como os aplicativos de leitura, mas no papel. É como comparar a agenda eletrônica e a impressa.

 

Há muitas versões desses planners, alguns até na internet com a possibilidade de imprimir de graça. Ali o leitor anota os livros que leu, que quer ler, as sinopses, quantas estrelas ele merece e muito mais, dependendo do modelo.

 

3- Seeds

 

Esse não é necessariamente para organizar a leitura, mas para organizar citações que você gostou. Esse aplicativo é para adicionar os trechos que o leitor destacou. É um jeito de guardar, organizar, encontrar e lembrar de todos eles facilmente sempre que precisar. Além disso, muita gente não gosta de grifar os livros para não estragar, então essa é uma alternativa.

 

Ele é tipo uma rede social, onde além de colocar suas citações, é possível interagir com amigos, curtir trechos destacados de outras pessoas e mais.

 

***

 

Há, ainda, o bom e velho bloco de notas do celular, que dá para anotar as leituras feitas.

 

Você usa algum outro método para organizar suas leituras? Conta para a gente nos comentários.

 

Por Teca Machado

 

By |2022-01-14T13:02:21-03:0014 de janeiro de 2022|

Deixar Um Comentário