Imagem de Prodeep Ahmeed por Pixabay

 

Como leitor, a gente gosta muito de aproveitar a Black Friday (livros, livros e mais livros!), mas como escritor você também deve aproveitar a data para vender sua obra. E essa data tão cheia de descontos está chegando, então seguem algumas dicas para que você consiga maximizar a venda do seu livro:

Dicas de como vender seus livros na Black Friday

1- Dê realmente um desconto

 

Muitas vezes no Brasil chamam a Black Friday de Black Fraude porque não são descontos reais. Por isso, se você quer realmente vender nessa data, dê desconto na sua obra (ou obras). Às vezes você não quer – ou não pode – dar um desconto grande como 40%, 50%, mas mesmo descontos menores ajudam a atrair o público. E lembre-se: Você pode perder um pouco da margem hoje, mas vai entrar dinheiro em caixa e vai te fazer mais conhecido por leitores e potenciais leitores.

 

2- Faça um inventário do seu estoque

 

Antes de mais nada, você precisa saber o que você tem para vender. Contabilize quantos exemplares tem em estoque e se tem mais de um título, descubra quantos de cada. Desse modo, você consegue estipular uma meta de quantos deseja vender.

Se o seu livro é só digital, não tem o que “contar”. Mas recomendamos que veja se está tudo funcionando na plataforma onde você o vende para que no dia não tenha nenhum problema técnico nesse sentido.

 

3- Planeje a sua campanha

Antes de começar a Black Friday planeje quais serão as ações realizadas. Você pode utilizar diversas ferramentas, como anúncios on-line, remarketing (estratégia de marketing digital que permite que seus anúncios do Google Ads apareçam mais de uma vez para usuários que já demonstraram interesse em seu produto), divulgação pelo WhatsApp, e-mail marketing, anúncios no Google, descontos exclusivos para leitores leais e mais.

Separe um tempo para decidir quais estratégias fazem sentido para você, como vai colocar em prática, o que precisa para realizá-la, além de um cronograma de atividades.

 

4- Invista em divulgação on-line

Lembre-se: A divulgação on-line é a sua melhor amiga – na Black Friday e sempre! É preciso estar nas redes sociais, no WhatsApp, no e-mail, no TikTok, no Google, ou seja, onde seu leitor está. Para divulgar seus produtos, a internet é uma aliada poderosa – e muitas vezes gratuita. Aproveite essa oportunidade.

5- Invista em anúncios voltados para a Black Friday

Se você pode investir, mesmo que pouco, em anúncios, faça. Isso ajuda a aumentar a percepção da sua obra durante a Black Friday e mesmo depois dela, porque potenciais leitores que não conheciam agora passam a conhecer ainda que não comprem naquele momento.

Anúncios são uma mão na roda – eles aumentam a visibilidade do seu livro e, assim, as chances de lucrar também aumentam. Portanto, para fazer um bom anúncio, seja nas redes sociais ou no Google Ads, use sua criatividade, foque em chamadas rápidas e priorize a imagem, sempre.

Dica bônus:

 

Dê um brinde aos leitores que comprarem a obra na Black Friday. Um cartão postal do livro, um marca-páginas, um lápis, um capítulo extra ou o que mais você conseguir pensar que seja um mimo e que eles vão gostar. Lembre-se que leitores adoram brindes e com certeza vão postar fotos e vídeos nas redes sociais, o que vai alcançar os seguidores deles que ainda não te conhecem.

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Por Teca Machado