Dicas de pesquisa de fontes históricas na internet

Um dos desafios de obras históricas, sejam ou não de ficção, é a ambientação no período cronológico e na região geográfica optados pelo autor. Uma obra ambientada na Europa da I Guerra Mundial, por exemplo, traz consigo grandes desafios em termos de adequação da trama principal ao contexto da época, incluindo eventos importantes daquele conflito, bem como as repercussões prováveis nas personagens.

Nesse sentido, as fontes históricas têm papel crucial, pois nos dão uma visão mais próxima dos fatos que constituem aquele contexto histórico, além de nos “imunizar” contra possíveis preconceitos e mitos. A internet, por sua vez, veio facilitar enormemente o acesso a essas fontes, disponibilizando-as integralmente e, muitas vezes, gratuitamente.

Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional

Um recurso formidável, e gratuito, disponível na rede é a Hemeroteca Digital, uma ferramenta disponibilizada pela Biblioteca Nacional (endereço: http://memoria.bn.br/hdb/periodo.aspx), que permite o acesso a um acervo de periódicos diversos (jornais, revistas, etc.) alguns datando da primeira metade do século XIX até os anos 2000.

Acervo eletrônico do CPDOC-FGV

Outra ferramenta interessante, para obras ambientadas no século XX brasileiro, é o Accessus (endereço: https://cpdoc.fgv.br/acervo/arquivospessoais/base), a base de dados que disponibiliza na rede as informações existentes no arquivo documental do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC-FGV). Dentre os documentos que se pode encontrar aqui, estão os dos arquivos pessoais dos ex-presidentes da República Getúlio Vargas, João Goulart e Ernesto Geisel; personalidades de peso como Alzira Vargas e Juarez Távora; dentre outros. O acervo inclui ainda os folhetos da Igreja Positivista do Brasil e a Revista Cultura Política (1941-45).

The National Security Archive do George Washington University

Para aqueles que querem ambientar as suas histórias fora do Brasil, e que têm bom domínio do inglês, este recurso é imperdível: trata-se de coletâneas de correspondências diplomáticas dos EUA em diversos países (incluindo o Brasil), ao longo do século XX. O acervo está disponível no endereço http://nsarchive.gwu.edu/NSAEBB/, e permite uma visão “de dentro” das relações entre diversos países (naturalmente, aos olhos dos estadunidenses), permitindo enriquecer o quadro de fundo das histórias que se pretende desenvolver.

É claro que há muito mais recursos disponíveis na internet, e a oferta tende a crescer exponencialmente nos próximos anos. De fato, nunca antes na história os autores tiveram à mão tantas ferramentas interessantes para desenvolver as suas históricas, sejam ou não ficcionais. Portanto, escrever aquele romance histórico dos seus sonhos está mais ao seu alcance do que poderia imaginar!