Dicas de português

Se você é escritor sabe que uma das coisas muito importante é ter uma boa redação, certo? Porém por mais você fique atento aos erros de português, e as regras gramaticais uma outra coisa pode passar despercebido. Então esse artigo vai lhe mostrar algumas dicas de português fáceis de gravar.

Como utilizar palavras parecidas

Algumas palavras têm escrita e pronúncia muito parecidas, mas com significados diferentes. Abaixo confira uma lista com essas palavras e a maneira correta ou diferenciação de algumas delas.

Descriminar e discriminar: Palavras muito semelhantes, com apenas uma letra diferenciando uma da outra, porém possuem significados diferentes. Descriminar escrito com E é sinônimo de descriminalizar, já discriminar é sinônima de distinguir. Exemplos: “Laura foi descriminalizada” e “Laura não sabe discriminar os ingredientes da receita”.

Afim e a fim: Duas palavras semelhantes e com a mesma pronúncia, mas com significados e função na frase totalmente diferentes. A fim separado tem a função de mostrar finalidade de algo e pode ser substituído pela palavra para, exemplo: “Nós guardamos dinheiro a fim de viajar nas férias”, ou “eu fui ao shopping a fim de comprar uma saia”.

Já a palavra afim significa sentimento, de demonstração de interesse. Exemplo: “Ana é afim do Pedro” ou “Ela não está afim de ficar em casa hoje à noite”.

Precursor e Percursor: Nesse caso as palavras só tem uma letra invertida, o que pode gerar muitas dúvidas sobre como usar elas. Precursor é aquela pessoas que faz algo pela primeira vez, por exemplo: “Freud foi precursor da psicanálise”. Já percursor é aquele que realizar um percurso, essa palavra é menos utilizada no dia a dia. Exemplo: Os maratonistas são percursores.

Têm e Tem: Duas palavras que têm os mesmo significado, porém Tem sem acento é utilizado na terceira pessoa do singular e a palavra Têm com acento é utilizada na terceira pessoa do plural.

Outra dicas importantes

Além das palavras parecidas existem algumas pegadinhas do dia a dia que podem nos enganar facilmente. Confira algumas abaixo:

  • Para mim fazer ou para eu fazer? O mim é um pronome pessoal oblíquo, o que significa que ele não pode ter a função de sujeito de uma oração. Ou seja, mim não faz nada. O certo é sempre utilizar o Eu. Exemplos: Preciso de dinheiro para eu fazer as compras.
  • Menas e menos: Você deve utilizar sempre o menos, a palava menas não existe na língua portuguesa, então usar ela em qualquer situação está errado.
  • É uma hora da tarde ou são uma hora? O verbo sempre deve concordar com as horas, portanto um está no singular, então o verbo também estará. No caso o certo é “É uma hora da manhã ou tarde”.
  • Catorze ou quatorze? Mesmo sendo pouco utilizado, as duas formas estão certas, por isso não se assuste se ver um cartaz com a palavra catorze.

Essas foram algumas dicas que podem facilitar na hora de escrever, existem muitas outras palavras que podem nos confundir, a dica principal é sempre estar atento e revisar tudo que escreve.