Estamos bem próximos do Natal, mas ainda dá para organizar algumas estratégias de vendas dos seus livros pensando nessa data comemorativa.
Afinal, dar e ganhar livros é sempre uma boa ideia!
Dicas para divulgar e vender seus livros no Natal
1- Redes sociais
É o momento de usar e abusar das redes sociais a seu favor. Segundo dados do Facebook Business, 49% dos compradores espalhados pelo mundo afirmam que redes sociais influenciam suas compras de Natal.
Mas é preciso sempre ter um planejamento, esse é o primeiro passo. Com ele você traça todas as suas ações do período e consegue criar algo mais bem pensado e assertivo. Uma dica é usar o Meta For Creators, uma nova plataforma da Meta (Facebook) que te ajuda a elaborar postagens com mais alcance, engajamento e criatividade.
Ninguém entra nas redes sociais para ver propaganda, mas acaba atingido por elas. Use a regra 80/20, que indica que 80% das mensagens precisam gerar valor para o usuário e só 20% sejam ser promocionais.
Complemente seu planejamento, criando uma agenda e um cronograma de postagens. Isso ajuda muito. Elabore campanhas de vendas com vários posts – vídeos, fotos, Stories, Reels, etc, – sempre lembrando de colocar valor e onde encontrar o livro, deixando muito fácil para o comprador todas as informações sobre como adquirir.
2- Sorteios
Uma boa forma de engajar novos leitores é a realização de sorteios, ainda mais em épocas como o Natal. É uma das ações de maior alcance em redes sociais. Como esse é um período em que os consumidores estão procurando ativamente por presentes, faça dessa procura uma oportunidade para gerar mais divulgação e leads.
Você pode promover um sorteio da forma clássica ou criar concursos, que estimulam bastante a criatividade e chamam a atenção.
3- Promoção
Todo mundo adora um desconto. Sacrificar um pouco a sua margem de lucro na venda dos livros pode te ajudar a vender mais, ainda mais essa época do ano. Dar desconto no livro ou fazer frete grátis, por exemplo, são ideias. E se você tiver mais de um livro publicado, uma dica é fazer um combo com as obras.
4- E-book
Por mais que os livros físicos ainda sejam os queridinhos dos leitores, muitos já se renderam aos e-books. Se você tem sua obra nesse formato, invista na divulgação dela, ainda mais agora que a Amazon permite que os compradores deem e-books de presentes para outros leitores.
A vantagem é que que fácil comprar (muitas vezes é só apertar um botão) e o leitor já recebe na hora no seu e-reader.
5- Parceria
Que tal investir numa parceria com outros escritores? Assim o seu público conhece novas obras e o público deles conhece as suas. Além de gerar conteúdo interessante para as redes sociais/blog/e-mail marketing, é uma maneira de divulgar seu trabalho e o de colegas.
Boas vendas nesse Natal!
Por Teca Machado
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