Dicas para escrever ficção

//Dicas para escrever ficção

editora albatroz publicação como publicar seu livro meu publique seu livro como publicar meu livroA maioria dos autores escrevem ficção, seja fantasia, seja romance, seja drama, seja thriller psicológico ou seja outro gênero. A obra pode até ter trechos reais, ser baseado em períodos ou situações históricas que realmente aconteceram, mas a ficção prevalece.

Pensando nisso, o escritor, dramaturgo e novelista irlandês Roddy Doyle fez uma lista com dez dicas para autores, principalmente iniciantes, escreverem ficção. Apesar do clima bem-humorado dos tópicos, podemos retirar lições preciosas, que são fáceis de serem seguidas. No seu currículo, Doyle tem dez romances, sete livros para crianças, sete peças de teatro e televisão e dúzias de contos.

Conheça 10 dicas

  1. Não coloque uma foto do seu autor favorito em sua mesa, especialmente se o autor for um daqueles famosos que cometeram suicídio.
  2. Seja gentil consigo mesmo. Preencha as páginas o mais rapidamente possível; espaçamento duplo, ou escreva pulando sempre uma linha. Considere cada nova página como um pequeno triunfo…
  3. …Até você chegar à página 50. Então acalme-se e comece a se preocupar com a qualidade. Sinta ansiedade mesmo – esse é o trabalho.
  4. Dê um nome ao trabalho o mais rápido possível. Reconheça-o, e observe-o. Dickens sabia que Bleak House ia ser chamado de Bleak House antes de começar a escrevê-lo. O resto deve ter sido fácil.
  5. Restrinja a sua navegação a alguns poucos sites por dia. Nem chegue perto de apostas online – a menos que seja pesquisa.
  6. Mantenha um dicionário de sinônimos e antônimos, mas no galpão no fundo do jardim ou atrás da geladeira, em algum lugar que exija deslocamento ou esforço. As chances são de que as palavras que surgem na sua cabeça servirão bem, por exemplo, “cavalo”, “correu”, “disse”.
  7. Ocasionalmente, ceda à tentação. Lave o chão da cozinha, pendure a roupa lavada. Isso é pesquisa.
  8. Mude de ideia. Boas ideias são frequentemente assassinadas por outras melhores. Eu estava trabalhando num romance sobre uma banda chamada The Partitions. Então eu decidi chamá-la The Commitments*.

(Esse é um dos livros mais famosos de Doyle, que virou filme, com o mesmo nome. The Commitments é o nome da banda sobre a qual a história gira ao redor)

  1. Não procure na Amazon pelo livro que você ainda não escreveu. Escreva-o.
  2. Gaste alguns minutos por dia trabalhando na biografia da contracapa – “Ele divide seu tempo entre Cabul e Terra de Fogo”. Mas, então, volte ao trabalho.
By |2019-01-19T18:32:04-03:0029 de agosto de 2018|

Um Comentário

  1. Lairton 29 de agosto de 2018 em 21:31 - Responder

    Olá boa noite,
    Achei bem legal as dicas,
    Merci beacoup,
    Obrigado de coração, por te alguém sempre querendo ajudar a gente de uma forma ou outra.

Deixar Um Comentário