Dicas para fazer o seu livro vender mais

Nós já falamos aqui sobre como divulgar o seu livro na internet e alavancar as vendas. Mas nem só de vendas na internet que vive um escritor. Por isso é precisa saber também como devemos investir tempo e dinheiro fora do ciberespaço. Afinal, se as estratégias de venda existem desde que livro é livro, não é difícil compreender que elas estão mais do que certa na hora de ajudar um escritor a vender suas narrativas. Quais as dicas de ouro para vender um livro e ter o retorno que é merecido? Existem vários passos para divulgar o seu livro e vender mais.

 

Envie um release

O mais comum é primordial deles é enviar o release, aquele texto que traz informações básicas sobre o livro, para jornais, revistas e sites especializados. Você também pode investir no envio de releases para formadores de opinião sobre o assunto do qual sua obra trata. O ideal é enviar uma foto da capa em boa resolução para os e-mails que conseguir. Mas lembre-se de ligar avisando o destinatário. Ninguém quer a caixa de entrada cheia de spam. Fez isso? Agora ligue novamente e confirme o recebimento. Jornalistas recebem dezenas de e-mails por dia. Por isso é importante que você ligue.

 

É bom investir em um lançamento

A grana pode até estar curta, mas um evento de lançamento do seu livro causa certo burburinho e faz o nome deles circular. Por isso, faça um evento de lançamento, que pode ser em uma feira literária, café, livraria ou qualquer outro lugar. Lembre-se de convidar os formadores de opinião para que o retorno seja positivo e seu livro cai na boca dos leitores. Feito o lançamento, envie novamente para seus contatos uma breve matéria sobre como foi o evento, com fotos.

 

Participe de feiras e eventos do meio literário.

Muitas vezes você pode conseguir ir como convidado para falar sobre o tema de seu livro, por exemplo. Nessas feiras você aproveitará a oportunidade que tem para falar sobre sua obra e conhecer potenciais profissionais do meio literário.

 

Redes sociais

É claro que não poderíamos falar delas. Use e abuse das redes. Vale atualizar páginas do Facebook, Twitter e Instagram como frases do seu livro. Mas lembre-se que você deve respeitar cada uma das redes e seus propósitos. Uns são para fotos, outros para textos e por aí vai… Isso vale também para blogs. Se você não tem, crie um e publique artigos relacionados ao seu livro nunca se esquecendo de mencioná-lo.

 

Hoje muitos escritores apostam em e-books. Mesmo que você não goste tanto, a versatilidade de abrir um arquivo em qualquer equipamento eletrônico faz esse nicho do mercado crescer cada vez mais. Por isso, vale disponibilizar uma versão impressa e uma digital para compra.

 

Faça parcerias

Por falar em compra, você pode combinar com sua editora, seu agente, ou você mesmo, de investir na parceria com sites, tanto para resenhar seu livro quanto para a venda. Quanto maior o site de vendas que conseguir, maior será suas chances de tornar o seu livro um sucesso. Se a parceria não é com sites, não tem problema. Você pode ir até uma livraria local e disponibilizar cópias para sorteio entre os clientes.

 

Saiba quem é seu público

Parece repetitivo, mas você deve procurar por leitores, e não escritores. Muitas das vezes os escritores erram por procurarem divulgar suas obras em ambientes voltados para escritores que estão tão preocupados quanto você para venderem seus livros.