Dicas para fazer pesquisa para o seu livro

//Dicas para fazer pesquisa para o seu livro
Crédito imagem: Pixabay

Não importa o gênero do seu livro ou seu estilo literário, sempre será preciso fazer pesquisa na hora de escrever.

Alguns autores gostam dessa fase de produção da obra, outros detestam, mas saiba que ela é de extrema importância para que haja o mínimo possível de erros, além de muitas informações corretas para o leitor, principalmente se for uma publicação mais técnica. Mesmo que seja um livro de fantasia, ele precisa fazer sentido no mundo real, daí a relevância da pesquisa.

O blog literário Bibliomundi, tendo em mente como a pesquisa é importante, dá dicas infalíveis para ajudar os autores nessa parte da escrita:

1- Planeje sua pesquisa

Planejamento é sempre importante, seja para o enredo, seja para a pesquisa. Com ele seu processo fica mais rápido, preciso e detalhado.

Durante a pesquisa podem aparecer informações interessantes, mas não úteis para a sua obra. A tentação de se distrair com elas e ficar horas lendo sobre o assunto pode aparecer, então o planejamento ajuda a evitar que isso aconteça.

2- Não seja perfeccionista demais

Uma dica preciosa é saber identificar o que é irrelevante e o que é essencial. Às vezes, por ser perfeccionista, o escritor passa horas pesquisando sobre um assunto que não seria tão necessário e com isso perde tempo precioso.

Lembre-se que livros de ficção informam o leitor sobre assuntos, mas não é o objetivo deles: o essencial é envolver. Muita informação que não é necessária até mesmo torna a leitura cansativa.

3- Organize os resultados da sua pesquisa

Durante a pesquisa você vai encontrar várias fontes, inúmeras informações, textos e mais textos sobre vários assuntos. E como lembrar de tudo o que leu e dos detalhes?

Então é importante organizar tudo o que for importante e relevante para você para que possa consultar esses dados assim que precisar. Faça pastas, arquivos e documentos muito bem nomeados.

4- “Terceirize” sua pesquisa

É super importante o próprio autor fazer a sua pesquisa, mas não há nenhum problema – inclusive é bom – terceirizar. Provavelmente há pessoas muito mais preparadas e informadas do que você para ajudar.

Existem especialistas, estudiosos, professores, escritores e mesmo curiosos sobre vários temas, inclusive sobre oque você está escrevendo: e eles podem te ajudar. Não tenha vergonha de pedir ajuda. Isso ajuda a poupar o seu tempo e a encontrar informações mais assertivas ou mesmo que você não acharia nas pesquisas solo.

5- Faça proveito da sua pesquisa

Depois de tanto trabalho, é hora de usar as informações que coletou. Consulte tudo, responda suas próprias perguntas, reescreva trechos, edite capítulos e realmente use no seu trabalho.

E se ainda surgir dúvidas, é só pesquisar mais um pouquinho.

Por Teca Machado

By |2020-11-04T11:07:25-03:004 de novembro de 2020|

Deixar Um Comentário