Dicas para não errar no evento de lançamento do livro

/, Diversos/Dicas para não errar no evento de lançamento do livro
editora albatroz publicação como publicar seu livro meu publique seu livro como publicar meu livro lançamento evento

Lançamento do livro “Metáforas da Lente – O Olho que Fala” do autor Edilson Giachetto, na Livraria Travessa de Ipanema

Está organizando o evento de lançamento do livro ou vai organizar? Se já sabe que é preciso escolher um local, horário e convidar as pessoas, mas não tem prática na área, esse post é para você.

A ideia aqui é sugerir dicas que irão contribuir para o sucesso do lançamento do livro. Alguns detalhes, que muitas vezes são esquecidos nesse tipo de evento, podem fazer a diferença, tanto na hora de divulgar, quanto na hora de receber os leitores. Ficou curioso? Então siga com a leitura!

Convide todos para o evento de lançamento do livro

Você sabe que deve chamar familiares e amigos para o evento, não é? Além disso, deve fixar cartazes e divulgar em suas redes sociais, mas poderá fazer mais.

O indicado é chamar pessoas que tenham alguma relação com o tema do seu livro. Por exemplo, se vai lançar um exemplar sobre a história de um bairro da sua cidade, lembre-se de ir às escolas, conversar com os professores e convidá-los. Ir até o museu e fazer um convite especial para os que trabalham lá. Pedir autorização para falar com alunos do ensino médio, em escolas, e chamá-los para o evento.

Já se o tema for ligado ao meio ambiente, vá até ONGs de proteção ambiental e órgãos do poder público da área para convidá-los. Nesses casos, vale até um convite formal. Pense em pessoas que são formadoras de opinião, que tenham ligação com a temática do seu livro, e as convide.

Além disso, as parcerias com influenciadores digitais são ótimas opções. Veja quem são os Youtubers da sua região ou os que têm canais ligados à literatura. Encaminhe um exemplar da sua obra, como presente, junto a um convite para o evento de lançamento do livro. Escreva algo como “gostaria de contar com a sua presença e de seus seguidores no evento”.

Essas pessoas são ótimas parceiras. Se uma delas comparecer ou simplesmente contar que recebeu o seu livro, já ajudará muito em sua divulgação.

Tenha livros para vender

Acredita que é comum as pessoas não levarem exemplares para a venda? Sendo uma festa de lançamento, você pode e deve levar pelo menos uns 30 exemplares e deixar com alguém, em uma mesa lateral, para que o convidado que tenha interesse possa comprar.

Sempre tenha cadeiras no ambiente

Muitas vezes, o evento de lançamento do livro é feito em feiras literárias ou em espaços públicos. Nesses ambientes, nem sempre há cadeiras disponíveis, pois são salões ou escritórios, sem a estrutura para um evento assim.

Ao organizar o lançamento, é indicado colocar cadeiras para que as pessoas possam descansar. Mesmo que o número não seja muito grande, é preciso ter algumas. Lembre-se de que, muitas vezes, pessoas de mais idade ou com dificuldade locomotoras podem participar. E se elas precisarem descansar?

Faça lives do evento de lançamento do livro

O momento é ótimo para divulgar e mostrar a sua obra para os convidados, mas também pode ser usado para a divulgação nas redes sociais. Aproveite o encontro com amigos, conhecidos, familiares e possíveis leitores para divulgar a sua obra na internet.

Tenha alguém responsável por fazer lives em suas redes sociais, como na página do Facebook e no Instagram. Não se esqueça também de contar com uma pessoa para fotografar tudo. Lembre-se de que é uma das formas de mostrar a sua obra para todos.

Gostou das dicas sobre o evento de lançamento do livro? Quer ver mais dicas sobre o que fazer após publicar o seu livro? Visite o blog da Editora Albatroz!

By |2018-12-15T13:26:36+00:0015 de dezembro de 2018|

2 Comments

  1. Ana Paula Cabral 12 de janeiro de 2019 em 02:16 - Responder

    Eu gostaria de vender os meus livros de mão em mão pq estou com pouca verba Obrigada.

  2. José Heitor Machado Barreto 16 de dezembro de 2018 em 16:47 - Responder

    No momento; não tenho ideia de como vai ser minha obra que escrevi para contar um pouco da minha vida, e do meu crescimento até os dezenove anos no interior.

Deixar Um Comentário