Dicas para se manter motivado enquanto escreve

//Dicas para se manter motivado enquanto escreve

Imagem: Pixabay

Jeff Goins é um autor americano, blogueiro, palestrante. Além disso, é o fundador da Tribe Writers, uma comunidade online de escritores. Há anos ele vem ajudando escritores e aspirantes a escritores com livros, palestras, workshops e mais. Quer ver algumas dicas do autor?

 

Dicas para se manter motivado enquanto escreve

 

1- Escreva apenas um capítulo por vez

 

Escreva e publique um capítulo por vez, usando Amazon Kindle Singles, Wattpad, ou compartilhando com sua lista de assinantes.

 

2- Escreva um livro mais curto

 

O pensamento de escrever uma obra de 500 páginas pode ser paralisante. Em vez disso, escreva um livro menor de poemas ou contos. Projetos longos são intimidadores. Comece pequeno.

 

3- Comece um blog para obter feedback mais rápido

 

Obter feedback rápido e com frequência ajuda a dispersar a pressão. Inicie um site no WordPress ou Tumblr e use-o para escrever seu livro capítulo a capítulo ou cena a cena. E, eventualmente publique todos os posts em um livro físico.

 

4- Mantenha uma lista de inspirações

 

Você precisa disso para manter novas ideias fluindo. Leia constantemente e use um sistema para capturar, organizar e encontrar o conteúdo que você arquivou. Eu uso o Evernote, mas use algo que funcione para você.

 

5- Mantenha um diário

 

Depois, reescreva os registros de forma mais literária, mas use algumas cópias ou scans das páginas do diário como ilustrações do livro. Você pode até vender edições “de luxo” que vêm acompanhadas de cópias do diário.

 

6- Seja consistente nas entregas

 

Em alguns dias, é fácil escrever. Em alguns dias é incrivelmente difícil. A verdade é: a inspiração é apenas um subproduto do seu trabalho duro. Você não pode esperar pela inspiração. A Musa é um empregado preguiçoso que não se mexe até que você o faça. Mostre-lhe quem manda e que isso é um negócio.

 

7- Faça pausas frequentes

 

Niel Fiore, o autor de The Now Habit, diz: “Há uma razão principal por que procrastinamos: é a recompensa com alívio temporário do stress”. Se você está o tempo todo estressado com seu livro inacabado, você acabará furando seu planejamento. Em vez disso, planeje pausas antecipadamente para que você se mantenha descansado: minutos, horas ou mesmo dias de folga.

 

8- Remova distrações

 

Tente ferramentas como Ommwriter.com, Byword ou Scrivener para que você escreve num ambiente totalmente livre de distrações. Dessa forma, e-mail, Facebook e Twitter não irão interromper o fluxo de escrita.

9- Escreva onde outros estão escrevendo (ou trabalhando)

 

Se você está tendo dificuldade para escrever consistentemente sozinho, vá para um lugar em que outras pessoas estejam trabalhando. Um café ou uma biblioteca onde as pessoas estejam realmente trabalhando e não apenas socializando podem ajudar. Se você estiver em um lugar em que as pessoas estejam fazendo coisas, você não tem escolha a não ser juntar-se a eles.

 

10- Não altere à medida que escreve

 

Em vez disso, escreva livremente primeiro, depois volte e edite. Você irá manter um fluxo de escrita melhor e não será interrompido por uma censura constante ao seu trabalho. Assim você terá mais texto para editar quando for a hora.

 

Dica bônus: Encontre um planejamento passo-a-passo para guiar você

 

Como eu disse, sem um planejamento, a maioria dos livros permanece inacabada e e maioria dos que são terminados não são muito bons.

 

***

 

Se manter motivado para escrever nem sempre é fácil, mas pode se tornar algo menos penoso. E se você já terminou de escrever seu livro e deseja publicar, a Editora Albatroz vai ter o prazer de trabalhar com a sua obra. Entre em contato conosco aqui e peça um orçamento personalizado.

 

Por Teca Machado

By |2022-06-08T09:42:36-03:008 de junho de 2022|

Deixar Um Comentário