Dicas para ser um escritor melhor – Blog

/, Sem categoria/Dicas para ser um escritor melhor – Blog

escrever escritor escrita livro publicar editora albatroz mulher escrevendo melhor dicas para escrever melhor

Algumas pessoas dizem que os escritores nascem, não são formados. Mas acredito que, como tudo na vida, você pode aprender e treinar muito para ser incrível. Claro que algumas pessoas têm mais facilidade do que outras, mas técnicas de como melhorar são sempre imprescindíveis. E, é claro, com a carreira literária é a mesma coisa. Por isso apresento a vocês algumas dicas que o Rusga, que ministra cursos para escritores, dá para escritores iniciantes ou que já estão nesse caminho:

1 – Primeiro seja escritor, depois seja crítico

É claro que o começo é difícil, ainda mais se for o seu primeiro livro. Vai bater medo, vai bater insegurança. Mas para ser escritor é preciso escrever. Então coloque suas palavras na página em branco sem medo de ser julgado, nem por outros e nem por você mesmo (e ser seu maior crítico é um problema de grande parte dos escritores). E, como diz o ditado, a prática leva à perfeição, por isso quanto mais você escrever, melhor você vai ficar. Depois de um tempo, deve reler tudo e, então, pode começar a ser seu crítico (apesar de que gosto mais de pensar em autoavaliação ao invés de crítica) e ver quais aspectos da sua história precisam ser alterados e melhorados. Até porque a primeira versão nunca é a final.

 

2 – Mas saiba ouvir críticas

Saber ouvir opinião de terceiros é fundamental. E é sempre bom escutar elogios, mas saiba que nem todos serão positivos – por favor, não termine amizades por causa disso! É parte do aprendizado, ainda mais quando as críticas são construtivas e irão trazer benefício para a sua história. O feedback é fundamental para aperfeiçoamento e crescimento profissional. É sempre bom ter outro olhar e ouvir o que eles têm a dizer. Mas peça a opinião daqueles que tem pelo menos um mínimo conhecimento de literatura e tenham hábito de ler, porque as considerações deles terão mais valor.

 

3 – Comece com textos curtos

É normal os escritores terem uma ideia e já começarem sua carreira querendo escrever uma trilogia ou um livro gigante. Mas talvez ainda não haja a técnica ou a disciplina. É preciso amadurecimento e refinamento para isso, então uma dica é fazer textos curtos no início. Não necessariamente um conto ou uma mini história, mas talvez um romance menor ou com menos capítulos, assim você vai se aprimorando. É mais fácil amarrar todas as pontas de um enredo curto e não cair nas armadilhas de muita descrição ou de arrastar a história. E muitas vezes de um conto escrito mais para treinar técnicas narrativas, construção de enredo e linguagens, pode nascer um livro bem estruturado e complexo posteriormente.

 

4 – Descubra seu estilo

Como ninguém é igual, o estilo de escrita também não é. Alguns nomes já consagrados da literatura podem ser reconhecidos de cara se você já conhece o autor de outros textos. E para descobrir – e dominar – seu estilo só com a prática. É preciso desenvolver ideias, se expressar e corrigir os erros que vão aparecendo no caminho. Tenha sempre em mente que você não vai começar já como o próximo Machado de Assis, é preciso tempo e prática para melhorar.

 

5 – Entenda o mercado editoral e o hábito dos leitores brasileiros

Saber o processo de editoração de um livro, o que os leitores gostam e têm o costume de ler e o que outros profissionais de sucesso fizeram para alcançar o patamar onde você deseja chegar é fundamental para ser bem sucedido no mercado da literatura. Claro que ter um ótimo livro, bem escrito e original é o mais importante, mas todo o resto também é, faz parte de ser um escritor.

 

Veja mais dicas no Facebook da Editora Albatroz: https://www.facebook.com/editoraalbatroz/
V
eja nossas obras já publicadas em: https://editoraalbatroz.com.br/nossas-publicacoes/

 

By |2019-01-19T18:32:06-03:0015 de janeiro de 2018|

Deixar Um Comentário