Algumas pessoas dizem que os escritores nascem, não são formados. Mas acredito que, como tudo na vida, você pode aprender e treinar muito para ser incrível. Claro que algumas pessoas têm mais facilidade do que outras, mas técnicas de como melhorar são sempre imprescindíveis. E, é claro, com a carreira literária é a mesma coisa. Por isso apresento a vocês algumas dicas que o Rusga, que ministra cursos para escritores, dá para escritores iniciantes ou que já estão nesse caminho:
1 – Primeiro seja escritor, depois seja crítico
É claro que o começo é difícil, ainda mais se for o seu primeiro livro. Vai bater medo, vai bater insegurança. Mas para ser escritor é preciso escrever. Então coloque suas palavras na página em branco sem medo de ser julgado, nem por outros e nem por você mesmo (e ser seu maior crítico é um problema de grande parte dos escritores). E, como diz o ditado, a prática leva à perfeição, por isso quanto mais você escrever, melhor você vai ficar. Depois de um tempo, deve reler tudo e, então, pode começar a ser seu crítico (apesar de que gosto mais de pensar em autoavaliação ao invés de crítica) e ver quais aspectos da sua história precisam ser alterados e melhorados. Até porque a primeira versão nunca é a final.
2 – Mas saiba ouvir críticas
Saber ouvir opinião de terceiros é fundamental. E é sempre bom escutar elogios, mas saiba que nem todos serão positivos – por favor, não termine amizades por causa disso! É parte do aprendizado, ainda mais quando as críticas são construtivas e irão trazer benefício para a sua história. O feedback é fundamental para aperfeiçoamento e crescimento profissional. É sempre bom ter outro olhar e ouvir o que eles têm a dizer. Mas peça a opinião daqueles que tem pelo menos um mínimo conhecimento de literatura e tenham hábito de ler, porque as considerações deles terão mais valor.
3 – Comece com textos curtos
É normal os escritores terem uma ideia e já começarem sua carreira querendo escrever uma trilogia ou um livro gigante. Mas talvez ainda não haja a técnica ou a disciplina. É preciso amadurecimento e refinamento para isso, então uma dica é fazer textos curtos no início. Não necessariamente um conto ou uma mini história, mas talvez um romance menor ou com menos capítulos, assim você vai se aprimorando. É mais fácil amarrar todas as pontas de um enredo curto e não cair nas armadilhas de muita descrição ou de arrastar a história. E muitas vezes de um conto escrito mais para treinar técnicas narrativas, construção de enredo e linguagens, pode nascer um livro bem estruturado e complexo posteriormente.
4 – Descubra seu estilo
Como ninguém é igual, o estilo de escrita também não é. Alguns nomes já consagrados da literatura podem ser reconhecidos de cara se você já conhece o autor de outros textos. E para descobrir – e dominar – seu estilo só com a prática. É preciso desenvolver ideias, se expressar e corrigir os erros que vão aparecendo no caminho. Tenha sempre em mente que você não vai começar já como o próximo Machado de Assis, é preciso tempo e prática para melhorar.
5 – Entenda o mercado editoral e o hábito dos leitores brasileiros
Saber o processo de editoração de um livro, o que os leitores gostam e têm o costume de ler e o que outros profissionais de sucesso fizeram para alcançar o patamar onde você deseja chegar é fundamental para ser bem sucedido no mercado da literatura. Claro que ter um ótimo livro, bem escrito e original é o mais importante, mas todo o resto também é, faz parte de ser um escritor.
Veja mais dicas no Facebook da Editora Albatroz: https://www.facebook.com/editoraalbatroz/
Veja nossas obras já publicadas em: https://editoraalbatroz.com.br/nossas-publicacoes/
Amei as dicas, obrigada por compartilhar.