Distribuição em livrarias: tudo o que você precisa saber

//Distribuição em livrarias: tudo o que você precisa saber

Distribuição em livrarias tudo o que você precisa saber

Você certamente já pensou na possibilidade de ter seu livro na vitrine das principais livrarias do país. Infelizmente este é um sonho distante da realidade da maioria das editoras no Brasil. Concorrer com best-sellers nacionais e internacionais de grandes editoras pode dar uma sensação de desânimo, mas não desanime! Você não está sozinho e grandes escritores também não estão na vitrine das livrarias.

Primeiro é preciso entender que são lançados milhares e milhares de livros todos os anos no Brasil e não há como uma livraria, em um espaço de 4 metros quadrados, expor todos os bons títulos. Então deve estar se perguntando: Como as pessoas encontrarão o meu livro? Continue acompanhando nosso blog e conheça formas de divulgar seu livro sem sair de casa.

Outro fator importante para entender mais sobre distribuição de livros é saber que não há como a livraria saber se seu livro venderá muito ou pouco, por isso, normalmente seu livro é vendido primeiro no site antes de serem solicitados exemplares em consignação. Portanto, estar na loja física já é um grande avanço. O espaço em shoppings, centros comerciais etc. costuma ser caro para as livrarias e estocar livros de todos os autores que publicam e já publicaram é impossível.

A livraria é soberana na sua política de compra e venda, por isso, nenhuma outra empresa pode garantir colocar o seu livro na loja física e muito menos na vitrine.

Existem alguns casos em que o autor deve investir em livrarias. É o caso de autores que já possuem um público ávido pelo seu livro. Palestrantes, autoridades religiosas, escritores que fazem um trabalho de divulgação forte etc. Ainda assim, aconselhamos que usem a livraria da editora ou a própria para vender o seu livro.

Na Editora Albatroz cobramos apenas uma parte do valor da venda do livro para fins administrativos e o autor fica com a maior parte. Caso o autor prefira vender todos os exemplares sozinho ele fica com 100% dos lucros da venda. Em contrapartida, as livrarias costumam cobrar até 55% do preço de capa, fora o valor do frete.

Por fim, a última das considerações que fazemos é com relação aos acertos. A livraria pode levar até 60 dias para fazer o acerto de uma venda e a grande realidade do mercado de livros é que é preciso ser insistente nas cobranças e ter um forte controle sobre os livros consignados, pois muitos ficam meses sem serem vendidos e por vezes a livraria acaba devolvendo a mercadoria.

Conte com a Editora Albatroz para tirar qualquer dúvida sobre venda e distribuição de livros em livrarias!

By |2019-03-19T16:37:02+00:006 de setembro de 2016|

3 Comments

  1. Rafahela Oliveira 14 de novembro de 2018 em 13:05 - Responder

    Olá, sou aluna de uma escola técnica no RS, e minha turma esta realizando projetos como montar empresas, o meu grupo ele está montando uma livraria e eu precisaria saber se a empresa albatroz trabalha com vendas de livros.
    Obrigada pela atenção!

  2. antonio mairton maia 22 de março de 2018 em 06:07 - Responder

    preciso saber onde encontrar de valor mais barato, o livro de urantia

    • Editora Albatroz 22 de março de 2018 em 14:37 - Responder

      Bom dia Sr. Antonio, não vendemos este livro.

Deixar Um Comentário