Fazer marketing literário é uma arte.

A melhor dica que especialistas dão quando se fala sobre o tema é: Seja criativo.

Mas é preciso ser criativo sendo muito realista – e verdadeiro – sobre o seu trabalho. Ao montar uma estratégia, tenha sempre em mente quais são os pontos fortes e também os pontos fracos da sua obra, além de conhecer muito bem o seu público-alvo.

Sabendo seus pontos positivos, é possível realçar o que há de melhor neles em sua campanha.

Nessa era de internet em que somos bombardeados por inúmeras informações a todo o tempo, a criatividade é fundamental para se destacar. Mas como fazer isso?

Amy Porterfield, especialista em marketing on line, acredita que ao criar conteúdos sobre o seu produto/sua marca/ seu serviço é preciso fazer três coisas pelo destinatário da mensagem:

  • Educar – Ensinar algo novo ou dar alguma informação que o público não sabia
  • Inspirar – Ser um motivo de inspiração e motivação para o público
  • Entreter – Divertir e fazer o público se sentir bem

É preciso criar ligações genuínas com as pessoas, fazer com que sintam-se bem. Na verdade, que sintam-se melhores do que antes de virem o seu conteúdo.

Quando esses três aspectos são unidos, o seu público vai se tornar engajado e, assim, estar próximo a você e mais propício a comprar e aceitar o que você tem a oferecer, pois ele confia em você e no seu produto.

É preciso sempre ter em mente que o marketing das redes sociais é uma conversa. Você fala, mas também escuta. E ao entender o que seu público te diz, o que você oferece a ele terá muito mais facilidade de entrada em suas vidas.

Um bom e criativo conteúdo é o que dá vida ao seu marketing. Quando seus leitores/fãs interagem com você é sinal que o seu objetivo está sendo alcançado, que você tem educado, inspirado e entretido.