Elementos básicos do Storytelling

//Elementos básicos do Storytelling
Não existe fórmula mágica para um bom storytelling, mas você pode seguir algumas dicas.

Você conhece o termo Storytelling?

É uma expressão em inglês que significa literalmente “contar histórias” (Story: História/Telling:Contar). E é isso que os escritores fazem diariamente.

Mas de nada adianta criar enredos brilhantes, plot twists insanos e personagens muito bem construídos se não souber passar isso para o papel da melhor maneira.

Apesar de não existir certo ou errado quando assunto é criação e nem mesmo uma fórmula mágica, contudo alguns passos podem ser seguidos para te ajudar a criar um Storytelling de sucesso.

De acordo com Rock Content, comunidade especializada em criação de conteúdo, os elementos principais do Storytelling são: Mensagem, ambiente, personagem e conflito. E isso vale para todo tipo de história – como comerciais, filmes, séries – não necessariamente um livro.

1- Mensagem

Existem aí dois aspectos importantes. A mensagem a ser transmitida e a forma como ela é apresentada. Igualmente esses dois lados da mesma moeda devem caminhar juntos, senão um enfraquece o outro e o objetivo do escritor não é alcançado.

2- Ambiente

Independente do tipo de Storytelling que você quer contar, ele precisa acontecer num lugar, num cenário, num tempo, num espaço. E uma boa ambientação é essencial para envolver o leitor. Mas não necessariamente precisa ser descrito nos detalhes e com muita exatidão. Descrição demais ou de menos não contribui para um bom Storytelling.

3- Personagem

Aqui nem é preciso falar muito: O personagem – principalmente o protagonista – é importantíssimo para uma história bem contada. Ele é quem percorre uma jornada e passa por transformações ao longo dela, no que é conhecida como “jornada do herói (e vamos falar sobre isso especificamente no próximo artigo aqui no blog). Por isso, crie alguém com quem o leitor se envolva e queria saber seus próximos passos.

4- Conflito

Esse elemento está atrelado ao acima, do personagem. Você já percebeu que uma história sem conflito, complicações ou plot twists parece sem graça? Isso porque o desafio é necessário para manter o interesse do leitor. Se ele for um conflito muito fácil de ser resolvido, não desperta conexão. Mas ele precisa ser algo elaborado, interessante e, se possível diferente e criativo. Nesse caso não há problemas em usar clichês, desde que eles sejam bem escritos e que gerem identificação no leitor. Então, lembre-se que é algo que exige a transformação do personagem para que seja superado, no sentido de que ele seja uma pessoa melhor – ou pior – do que começou.

Esses parecem elementos simples, mas muitas vezes nos esquecemos desses quatro conceitos básicos do Storytelling.

Por Teca Machado

By |2020-01-09T15:47:29-03:009 de janeiro de 2020|

Deixar Um Comentário