Claro que todo escritor – ou aspirante a escritor – deseja ver sua história pronta, impressa e publicada, seja no papel ou mesmo no e-book. Mas colocar o ponto final na última linha do seu livro não é o fim da jornada. Pelo contrário. Agora é que vai começar o que talvez seja a parte mais difícil: tornar seu livro conhecido.
Por mais que desejemos passar aqui a fórmula mágica que irá te transformar num autor best-seller, ela não existe. E, para evitar frustrações futuras, é bom deixar isso em mente desde o momento em que você começar a escrever. Tornar-se conhecido no mercado editorial, salvo algumas exceções, demanda muito trabalho, um certo tempo e dar um passo de cada vez.
Chegar lá trata-se de um conjunto de fatores que vão se retroalimentando. É como correr uma maratona. Para conseguir cruzar a linha de chegada, foi preciso preparação, treinamento, sacrifício, suor e muito mais. É basicamente impossível nunca ter treinado e, de repente, correr 42 quilômetros. Do mesmo modo, se hoje você tem notícias e conhece autores brasileiros de renome, saiba que eles não começaram ontem. Até chegarem a você percorreram um longo caminho.
A escritora Cris Correa, autora de “Sonho Grande – Como Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira revolucionaram o capitalismo brasileiro e conquistaram o mundo”, é uma jornalista que mergulhou no mercado literário. Segundo ela, um dos motivos pelos quais alcançou esse patamar e ficou na lista de mais vendidos do país durantes semanas com mais de 300 mil exemplares, foi a insistência. Mesmo recebendo vários “nãos”, principalmente dos três empresários sobre os quais escreveu, ela não desistiu. Pesquisou, continuou tentando, garimpou informações e foi em frente. Lemann, Telles e Sucupira nunca aceitaram que ela os entrevistasse para o livro, mas isso não a impediu. Insistiu em sua vontade de escrever e foi bem-sucedida.
Para o autor de 1808, conhecido livro sobre a História do Brasil, Laurentino Gomes, somente o próprio escritor pode tornar seu livro conhecido. Assim que ele for publicado, é preciso colocar o pé na estrada. Afinal, o “filho é seu”. As editoras lançam muitas obras por ano e criam planos de divulgação para elas, mas se o escritor quiser que o burburinho entre os leitores continue – ou mesmo aumente – precisa fazer o trabalho ele mesmo.
Pode até não existir fórmula mágica, mas a maioria dos autores que têm um público grande falam sobre a interação e o contato com o leitor. Afinal, num mundo digitalizado e lotado de informações sobre todos os assuntos possíveis, são principalmente as redes sociais que transformam algo em sucesso. Compartilhamentos feito pelo público é uma das formas mais acertadas de se tornar conhecido. E uma maneira de fazer isso é estar sempre presente nas mídias sociais. Além de contar as novidades, dar um gostinho dos novos trabalhos e outras ações de marketing, é muito importante sempre responder seus leitores. Estar disponível e conversar com eles é imprescindível quando você deseja ser lido por muita gente.
O conhecido boca a boca é de fato um fortíssimo mecanismo para isso. É apontado como o segundo fator que mais influencia na escolha de um livro pela pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, encomendada pelo Instituto Pró-Livro ao Ibope Inteligência. E muito desse boca a boca é feito pela internet, pela participação em feiras e outras atividades que te deixam perto do leitor.
E se você tem trabalhado incansavelmente e ainda não conseguiu ficar conhecido, não se preocupe. Um livro pode passar incólume meses, ou mesmo anos, antes de estourar. O segredo é não se esquecer da primeira dica desse texto: Seja insistente e não desista.
Por Teca Machado
Ola meu nome sou Isabelle , tenho 16 anos e moro em um município da Bahia , eu almejo no futuro me tornar uma escrita conhecida algo que sabemos que é um tanto difícil pelas dificuldades que enfrentam os escritores e autores de obras que a cada dia mais querem crescer no mercado e inspirar muitos outros a crescerem e se abrirem também . eu escrevi a minha primeira obra e eu espero muito que ela tenha um bom alcance para que no futuro eu possa conseguir lançar uma segunda e assim conseguir realizar meu sonho . Voce pode m ajudar ?
Muito bom, e reanimador para mim. Admito que estou beirando a desistência, pois o escritor brasileiro não tem visibilidade para os leitores; esses preferem as modinhas literárias importadas. Somente as editoras estão vendo os escritores brasileiros, os leitores não; logo porque, o Brasil não é um país de leitores e os poucos que existem preferem autores consagrados. Mas não desistirei, apesar de todas as dificuldades. As estórias me perseguem, tenho de as escrever, para me livrar delas.