Decidiu escrever um livro, não pensou muito, logo sentou e só parou quando viu tudo pronto? Este é um grande desafio a ser vencido e poucos conseguem chegar até a sua conclusão. Se você é um desses vitoriosos, parabéns, mas e agora? O que fazer?
Quem escreve um livro quer que as pessoas possam lê-lo. Com isso, depois de escrever é preciso pensar na publicação e venda dos exemplares. O caminho é longo, mas o resultado é prazeroso.
Para ajudá-lo, separamos algumas dicas dos próximos passos para que a sua história seja publicada e você possa ter o seu livro em suas mãos.
Escolhendo o tipo de editora
A primeira coisa a escolher é o tipo de editora que você quer, a prestadora de serviço ou a comercial.
As diferenças delas são relativamente simples. Na comercial, você não terá que pagar nada e, caso o seu livro seja aceito para a publicação, ganhará uma porcentagem das vendas.
Como não há custos, são muitos os escritores que querem publicar através dela. Por isso, há uma seleção e uma fila para avaliação. Apenas algumas obras são aceitas e a maioria é descartada. Com isso, o processo de publicação é longo, já que o escritor terá que mandar vários exemplares, para diversas editoras, na esperança de alguma delas aceitar realizar a publicação. Não há data certa para ter o seu livro em suas mãos.
Do outro lado, as editoras prestadoras de serviço, como o nome mesmo fala, trabalham para você. Assim, você contrata e paga pela edição e todas as etapas de publicação da sua obra.
O processo é mais rápido, você participa de todas as etapas de publicação e na data marcada terá o seu livro em mãos. Não há filas, nem avaliação da obra. Afinal, você está bancando todo o processo. Além disso, todo o valor obtido com vendas é seu.
Decidir qual editora vai escolher
Depois de entender quais os tipos de editora e escolher um deles, é hora de escolher a uma. Nesta etapa do processo observe alguns pontos:
- Qual tipo de livro publica? O seu se encaixa nele?
- Tem referências? É conhecida no mercado?
- Você já viu uma publicação desta editora? Gostou do acabamento e dos cuidados com a obra?
- Se for uma prestadora de serviço, verifique se há muitas reclamações sobre ela nas redes sociais e pesquise se ela já tem algum tempo de atuação no mercado;
- Caso opte pela prestadora de serviço, faça um orçamento para decidir se ele cabe no seu bolso;
- Se preferir a comercial, veja o que elas pedem para enviar para que a sua obra seja avaliada.
Participar da edição e publicação ou enviar para análise
A sequência da busca pela publicação do livro vai depender da sua escolha. Se você optou por uma editora comercial, separe todos os itens que elas pedem e faça o envio para várias delas. Anote a data do envio e de uma possível resposta por parte delas, seja esta positiva ou negativa. Você ficará nesta etapa até que alguma aceite publicar o seu livro.
Quem preferiu a prestadora de serviço, já pode seguir para as etapas da publicação. Depois de escolher a editora ideal, leia o contrato com atenção, assine e acompanhe todo o processo. O interessante desta escolha é que você poderá opinar em todas as etapas da publicação do seu livro.
Livro pronto? Foque na divulgação, pois agora é hora de vender! Você escolheu uma editora comercial ou prestadora de serviço? Conte pra gente nos comentários e fale sobre a sua experiência!
Eu publiquei minha obra bela Albatroz, posso dizer que a satisfação foi máxima. E meu sucesso foi reflexo do trabalho de uma equipe qualificada, séria e motivadora. Só tenho palavras de agradecimento.
Eu yenho m livro pronto
Ppsso enviarpara analise