Escritores melhores leem muito

//Escritores melhores leem muito
“Nada inspira um escritor como ler as palavras de outras pessoas” – Jeff Goins

“A maior parte do tempo de um escritor é passado na leitura, para depois escrever; uma pessoa revira metade de uma biblioteca para fazer um só livro.” Samuel Johnson

E isso é muito verdadeiro. Quer ser um escritor melhor? Então leia muito. É um conselho simples, um tanto óbvio, mas muito real e assertivo. Afinal, o mestre do terror Stephen King afirma que se você não tem tempo para ler, você não tem tempo ou mesmo meios para ser um escritor.

Portanto, ler sobre o tema e sobre o gênero que se escreve é valiosíssimo. Você aprende, se inspira, enxerga novas possibilidades e entende melhor outros escritores. Mas não se prenda ao assunto dos seus livros. É de extrema importância ler de tudo um pouco, conhecer gêneros, autores, enredos, conteúdos e modos diferentes de escrever e de contar uma história.

Não importa se você é um dos maiores especialistas em determinado tópico porque escreveu muito sobre ele: se não é um leitor apaixonado e que sempre busca novos olhares não vai estar completo e nem atingir todo o seu potencial.

Tribe Writers

Jeff Goins, escritor, palestrante e fundador da Tribe Writers, uma comunidade online de escritores, escreveu um artigo sobre o assunto. Você pode lê-lo completo e em inglês aqui. Mas, de forma resumida, ele afirma que escritores precisam ler. E ler muito. Livros, revistas, jornais e tudo o mais – e não necessariamente precisam finalizar a leitura. Você pode ler por ler, para pegar novas ideias, aprender novas palavras e se apaixonar outra vez pela escrita. Escritores precisam dominar a arte da linguagem, apreciar a beleza das palavras. Enquanto leem, devem registrar as ideias e capturá-las a medida em que aparecem. Essas notas podem ajudar a compor narrativas quando começar a escrever.

O fundador da Tribe Writers salienta que como escritor, você pode perceber que está batendo a cara na parede e tendo problemas de criatividade e inspiração se não está lendo. As palavras parecem fugir se não está se desafiando com livros e outros materiais.

“Nada inspira um escritor como ler as palavras de outras pessoas”, afirma Goins.

Ele finaliza dizendo que é necessário estudar sua língua – assim como outras. Para escritores, palavras devem ser vitais para o seu desenvolvimento. E leia o que outros escritores estão lendo e recomendam. É uma boa maneira de entender como colegas de profissão pensam e trabalham.

Leia sobre tudo, se é relevante ao seu negócio ou não, online ou impresso. Leia sobre qualquer assunto. Mas leia.

Por Teca Machado

By |2020-01-30T15:54:32-03:0030 de janeiro de 2020|

Deixar Um Comentário