Se você é um escritor que acabou de finalizar o seu primeiro trabalho e está naquela fase antes de mandar para editora, é preciso saber da importância de uma boa revisão no livro. E a dúvida de muitos é a respeito de quem pode revisar o livro, ou ate mesmo se o próprio autor pode revisar o seu livro. Esse artigo vai lhe mostrar a importância que uma boa revisão tem na obra.
Todo livro deve ser revisado?
Sim, todo livro deve passar por um processo de revisão, pois é nessa etapa que os erros que na primeira leitura são passados despercebidos são encontrados. Muitos escritos ficam tanto tempo trabalhando em seus textos que é criado um processo chamado de “vicio do texto”, onde o autor não percebe erros de tanto que ele já leu aquele conteúdo, até mesmo palavras repetidas, sem letras ou mesmo sem sentido podem passar despercebidas aos olhos do autor depois de um certo tempo. Por isso é sempre bom pedir uma segunda opinião sobre um texto sempre que possível.
É preciso pagar para revisar um livro?
Não necessariamente, isso vai depender dos seus contatos, se você possui amigos que trabalham com revisão e estão dispostos a te ajudar, mas caso contrário o ideal é pagar para que um profissional olhe o seu texto. Uma dica importante, mesmo que você tenha conhecidos e amigos que trabalham com revisão, sempre lhes pergunte o preço para revisar o seu livro, pois essa é a profissão deles, imagina se eles fizessem de graça a revisão de textos e livros de todos que conhecessem, provavelmente seria difícil para que eles paguem as contas no fim do mês. Caso ele ofereça fazer o trabalho sem cobrar certifique-se que ele não está fazendo isso por obrigação ou por educação, pois uma revisão feita de má vontade pode influenciar no seu trabalho final.
Qual a importância de um livro bem revisado?
Eu poderia citar vários motivos para você revisar o seu livro, mas o principal é que você está colocando o seu nome naquela capa, então você quer proporcionar aos seus leitores um bom trabalho e que eles lembrem o seu nome por ser um bom escritor e não por ser um que não sabe fazer concordâncias verbais ou até mesmo porque não sabe utilizar s palavras. Muitos escritores que são taxadas de ruins, podem ter passado essa impressão por não ter tido uma boa revisão de seu trabalho. Paulo Coelho, um dos maiores autores do mundo, confiscou todas as edições de seu livro “O manual prático de vampirismo” por acreditar que a obra era muito ruim, ai fica a questão será que ele teve uma boa revisão antes de lançar a obra?
Depois da revisão a obra está pronta para ir para gráfica?
Depois da revisão do seu texto provavelmente será necessário que você faça alguns ajustes na obra, depois desses ajustes em alguns casos pode-se fazer mais uma revisão, ou até mesmo a editora fica com essa função. Então é impressa um exemplar para teste, caso ele passe no teste de fonte, capa, design, etc, ai sim seu livro é enviado para a gráfica e depois para as vendas.
tenho 15 anos e estou escrevendo o meu livro, só estou no começo mas estou muito feliz. Esse artigo ja me deu uma visão do futuro, muito bom.
As dicas do artigo são muito boas, em especial para mim que estou finalizando os escritos um livro que desejo publicá-lo.