Não é preciso ser um gênio para saber por que participar de eventos literários é muito importante para qualquer escritor. Ainda mais hoje, com o boom no mercado de eventos literários que levam milhares de pessoas a feiras como a Festa Literária Internacional de Paraty ou o Fórum das Letras de Ouro Preto.
Mas você sabe qual a maior vantagem de participar desses eventos? A resposta é: networking. É nessas feiras que você pode fazer contato com editoras, outros escritores, leitores, e formalizar contratos que podem fazer seu livro sair das prateleiras. O importante é não ser introvertido nessas horas. É através de cada conversa, seja ela em uma sala de reuniões ou entre um cafezinho e outro que a sua chance pode estar. Saiba o que fazer para sua ida a uma feira de livros valer realmente a pena.
Tenha um cartão de visitas
Claro. Afinal você quer ser lembrado. Então não ouse sair de casa sem uma quantidade generosa de cartões de visitas. Afinal, ninguém gosta de ficar guardando papel ou guardanapo com número de telefone. Além de nada prático, isso demonstra falta de profissionalismo. O ideal é investir em um cartão que se destaque dos demais.
Foco no mercado editorial
Se você está começando agora no mundo do complexo mercado editorial, saiba que, como dissemos antes, cada conversa pode servir para você falar de seus projetos para um editor. É hora de vender seu peixe.
Seja diferente
O maior desafio para o escritor em um evento literário é que outras centenas de escritores também estão disputando o mesmo lugar ao sol. Por isso é importante um diferencial. Você pode escrever pequenos contos ou crônicas e distribuí-las às pessoas que conhecer, ou mesmo elaborar um brinde – que pode ser até um marcador de livros ou uma caneta, por exemplo – para que depois de todo o frenesi, alguém realmente se lembre de você.
Oficinas também são oportunidades
Sabe aquele escritor que foi sua inspiração de carreira ou mesmo para escrever um livro? Então, muitas feiras de livros oferecem oficinas com escritores consagrados. Por isso fique atento e se inscreva em alguma. Nela você irá conhecer outros escritores e melhorar ainda mais sua rede de contatos, além de poder conhecer mais de perto o trabalho de quem te inspira.
Prepare-se com antecedência
Para evitar contratempos, se programe com antecedência. Faça reservas, veja o que tem que ser levado, etc. No quesito planejamento também está incluído ficar atento aos concursos literários que lançam os livros dos selecionados nesses festivais. Cá entre nós, lançar um livro em uma boa feira literária é uma excelente ajuda para qualquer escritor.
Tenha um roteiro pronto
Sim. Essa febre de festivais tirou muitos escritores de trás das páginas de livros e os trouxe direto para falar às grandes plateias. Se você for convidado para uma mesa ou debate, um bom roteiro irá te ajudar bastante a não cometer nenhuma gafe ou algo do tipo. Muitos escritores hoje estão se adaptando a esse modelo de interação de festivais que tem exigido não só boa escrita, mas também boa desenvoltura de quem é convidado.
Parece difícil para um escritor, que na maioria das vezes está em casa sozinho em processo criativo, ter que ir a eventos literários. Mas esses eventos são muitos e estão crescendo cada vez mais. Circular entre eles vai te trazer boas experiências, contatos e, certamente, te trazer grandes possibilidades. Tudo é uma questão de não ter medo de mostrar-se e deixar que todos conheçam seus projetos.
Deixar um comentário