Fases da escrita de um livro - Blog - Publique seu livro - Editora Albatroz

Fases da escrita de um livro – Blog – Publique seu livro

fases da escrita aprenda a separar a escrita em fases

Fases da Escrita

Escrever um livro, como todos sabem, é o sonho de muita gente. Alguns deixam essa vontade só dentro da própria imaginação. Outros correm atrás e o colocam em prática. Então você me pergunta: “Eu quero transformar minha vontade em realidade, mas nem sei como começar. Me ajuda?”. Mas é claro! Vamos falar sobre algumas dicas de escrita de livros.

Certa vez ouvi a escritora Carina Rissi falar que o segredo para se escrever um livro nada mais é do que sentar na cadeira e escrever. Podemos dizer que para uma obra ficar pronta é preciso muita disciplina: Planejar, escrever, reescrever, editar, pesquisar, escrever mais um pouquinho, revisar 30 vezes e, quem sabe, escrever de novo. O processo da escrita requer tempo, atenção, cuidado e muito carinho.

Você pode dividir o processo do início ao fim em três partes:

  • Pesquisa e planejamento

Não importa o assunto ou o local onde seu livro irá passar, ele precisa de pesquisa e planejamento. Pesquisa sobre locações, formas de linguagem da época da obra (passado, presente ou futuro, isso conta muito), personagens, nomes e muito mais. Qual será o seu tempo verbal? Passado ou futuro? Em qual época ele é ambientado? Vai ter flashbacks ou vai seguir uma linearidade cronológica? Algumas pessoas já escrevem um pequeno roteiro para irem seguindo a partir daí. É aqui que toda estrutura é pensada e formada. E se você for mudando a história enquanto escreve, não tem problema, isso é um planejamento, não precisa ser seguido ao pé da letra.

  • Escrita

Essa é a parte que mais demanda disciplina e tempo. É o que comentei ali em cima de sentar o bumbum numa cadeira e se perder por horas, dias, meses e talvez até anos. Não nego que é um processo muitas vezes difícil, extenuante e que vai te levar a arrancar os cabelos, mas também é prazeroso e incrível, porque é quando tudo o que estava apenas na sua imaginação cria forma. Seus personagens ganham vida, seus cenários aparecem, sua história recebe contornos. Essa é uma fase cheia de amor e de dor.

  • Edição, revisão e leitores betas

Colocar o ponto final no texto não é o fim. É apenas o começo. A partir daí vem o trabalho de edição – que eu recomendo que você faça e depois peça para um profissional fazer também. É a parte que você relê, vê a coerência, procura pontas soltas e tenta ver a história com outros olhos. A parte da revisão ortográfica é extremamente importante, porque eu falo não só como escritora, mas como leitora, que não há nada mais terrível do que livros com erros de português. É claro que um ou outro acaba passando, mas quanto menos, melhor. E quando estiver tudo pronto, é interessante enviar para um leitor beta (já falamos sobre isso, se lembra?) para que ele dê a sua opinião sobre a história.

Pronto? Fez tudo isso? Então acho que agora é hora do seu novo filho ganhar o mundo!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *