Realizei meu sonho: Publiquei meu livro.
Mas se tornar um autor de sucesso, com um best-seller, não é automático. É preciso que a sua história chegue na mão dos leitores. Então, como fazer essa distribuição?
No caso de e-books já falamos sobre isso várias vezes. É só procurar os artigos aqui no blog. Já quando o assunto são os livros impressos, seguem aqui algumas dicas para que suas obras não fiquem paradas dentro de caixas na sua casa.
Blogs e redes sociais
Essa é a orientação mais óbvia. Geralmente escritores possuem e mantém blogs sobre literatura e são bem ativos nas mídias sociais. Mas não custa ressaltar e lembrar como ambas são ferramentas realmente importantes para a divulgação e venda dos seus livros. Afinal, quem é visto, é lembrado.
E isso ajuda a criar uma base grande e sólida de leitores que te conhecem e querem adquirir seus lançamentos.
Loja virtual
Ainda no campo de atuação on-line, montar uma loja virtual ajuda muito na venda de livros. E antes que não desconsidere a ideia porque parece ser algo caro e muito difícil de fazer, pesquise sobre o assunto. Há muitas plataformas de loja virtuais com templates prontos e com taxas pequenas.
Além disso, não precisa ser algo muito rebuscado, apenas um espaço onde o leitor de qualquer lugar do país encontra o seu livro e o compra de forma prática e rápida. E não se esqueça: Divulgue-a em todos os canais disponíveis.
Pequenas livrarias
Claro que todo mundo quer ver seu livro em prateleiras de destaque de grandes livrarias. Mas sendo um autor independente, é muito difícil conseguir ir isso com rapidez. Em compensação, pequenas livrarias e cafés que vendem livros estão sempre de portas abertas.
Assim, converse com o dono/gerente da livraria e deixe alguns exemplares em consignação. Não se esqueça também de pegar todos os dados para contato da loja e manter uma planilha de controle de vendas. Deixar os livros em consignação é uma das práticas mais comuns entre autores e pontos de venda.
Feiras e eventos
Mais uma vez falo: Quem é visto, é lembrado.
Então participar de eventos, feiras e o que mais acontecer de ações presenciais de literatura perto de você é fundamental para distribuir seus livros e aumentar as vendas. Você conhece pessoas novas, encontra amigos que se tornam leitores (e vice-e-versa) e vê de perto a literatura ganhando vida.
Fora que as pessoas gostam de conhecer o autor e adquirir livros com autógrafos e recados especiais.
Pontos comerciais
Você não precisa vender seus livros apenas em livrarias. Se o seu livro é, por exemplo, sobre alimentação converse com uma nutricionista e pergunte se pode deixar sua obra para vender na clínica/consultório. Pense em locais onde o seu livro combina e tente vende-lo lá também.
Distribuidora
Fazer você mesmo a divulgação e distribuição é cansativo e, muitas vezes, por falta de “braço”, não se alcança todo mundo que gostaria. Então é possível terceirizar esse trabalho por meio de uma distribuidora. Elas são capazes de colocar seus livros em grandes livrarias e feiras.
Pesquise o segmento e descubra quais são compatíveis com você e com o que deseja investir.
Por Teca Machado
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