Vender meu livro impresso não é fácil, mas é possível.

Realizei meu sonho: Publiquei meu livro.

Mas se tornar um autor de sucesso, com um best-seller, não é automático. É preciso que a sua história chegue na mão dos leitores. Então, como fazer essa distribuição?

No caso de e-books já falamos sobre isso várias vezes. É só procurar os artigos aqui no blog. Já quando o assunto são os livros impressos, seguem aqui algumas dicas para que suas obras não fiquem paradas dentro de caixas na sua casa.

Blogs e redes sociais

Essa é a orientação mais óbvia. Geralmente escritores possuem e mantém blogs sobre literatura e são bem ativos nas mídias sociais. Mas não custa ressaltar e lembrar como ambas são ferramentas realmente importantes para a divulgação e venda dos seus livros. Afinal, quem é visto, é lembrado.

E isso ajuda a criar uma base grande e sólida de leitores que te conhecem e querem adquirir seus lançamentos.

Loja virtual

Ainda no campo de atuação on-line, montar uma loja virtual ajuda muito na venda de livros. E antes que não desconsidere a ideia porque parece ser algo caro e muito difícil de fazer, pesquise sobre o assunto. Há muitas plataformas de loja virtuais com templates prontos e com taxas pequenas.

Além disso, não precisa ser algo muito rebuscado, apenas um espaço onde o leitor de qualquer lugar do país encontra o seu livro e o compra de forma prática e rápida. E não se esqueça: Divulgue-a em todos os canais disponíveis.

Pequenas livrarias

Claro que todo mundo quer ver seu livro em prateleiras de destaque de grandes livrarias. Mas sendo um autor independente, é muito difícil conseguir ir isso com rapidez. Em compensação, pequenas livrarias e cafés que vendem livros estão sempre de portas abertas.

Assim, converse com o dono/gerente da livraria e deixe alguns exemplares em consignação. Não se esqueça também de pegar todos os dados para contato da loja e manter uma planilha de controle de vendas. Deixar os livros em consignação é uma das práticas mais comuns entre autores e pontos de venda.

Feiras e eventos

Mais uma vez falo: Quem é visto, é lembrado.

Então participar de eventos, feiras e o que mais acontecer de ações presenciais de literatura perto de você é fundamental para distribuir seus livros e aumentar as vendas. Você conhece pessoas novas, encontra amigos que se tornam leitores (e vice-e-versa) e vê de perto a literatura ganhando vida.

Fora que as pessoas gostam de conhecer o autor e adquirir livros com autógrafos e recados especiais.

Pontos comerciais

Você não precisa vender seus livros apenas em livrarias. Se o seu livro é, por exemplo, sobre alimentação converse com uma nutricionista e pergunte se pode deixar sua obra para vender na clínica/consultório. Pense em locais onde o seu livro combina e tente vende-lo lá também.

Distribuidora

Fazer você mesmo a divulgação e distribuição é cansativo e, muitas vezes, por falta de “braço”, não se alcança todo mundo que gostaria. Então é possível terceirizar esse trabalho por meio de uma distribuidora. Elas são capazes de colocar seus livros em grandes livrarias e feiras.

Pesquise o segmento e descubra quais são compatíveis com você e com o que deseja investir.

Por Teca Machado