O que é mais difícil: vender uma ideia ou vender um produto?

Na verdade as duas coisas são difíceis, ainda mais para quem não tem muita facilidade com a área comercial. E um livro é um produto e uma ideia. Duplamente complicado!

Às vezes pequenos truques de marketing podem te ajudar na hora de oferecer o seu livro para o público-alvo. Neville Medhora, expert em copywriting, dá uma fórmula:

AIDA (atenção + interesse + desejo + ação)

Vamos falar sobre cada um dos elementos dessa fórmula:

Atenção: Obtenha a atenção do leitor. Pode ser com um título, uma pergunta, uma provocação, uma imagem… Ele tem que bater o olho no seu conteúdo e ter toda sua atenção voltada para isso.

Interesse: Depois que você conseguiu a atenção, é seu dever fazer com que ele se interesse pelo assunto/produto, e a melhor forma de fazer isso é apresentar fatos e conteúdos interessantes.

Desejo: Faça com que o que você oferece se torne um objeto de desejo, apresentando suas caraterísticas, vantagens e benefícios.

Ação: Instigue-o para a ação e mostre como ele pode agir para comprar seu produto – de preferência com um passo-a-passo simples para não gerar dúvidas e o leitor perder o interesse da compra.

Geralmente, segundo Medhora, quem usa a AIDA vê um crescimento imediato de vendas e interesse pelo seu produto. Não é cientificamente comprovado, mas de acordo com as observações do expert o aumento é de 50%.

Antes de liberar seu conteúdo que faz uso da AIDA para o público-alvo, teste-a com amigos e parentes e peça opiniões sinceras. Veja se a linguagem agrada, se há realmente o interesse e se entenderam como faz para adquirir o livro.