Histórias em quadrinhos pode virar livro?
Já falamos aqui algumas vezes sobre os gêneros literários e o que pode ou não ser publicado, na verdade não existe isso de pode ou não ser publicado. Qualquer trabalho, desde que bem escrito, revisado e editado, pode ser publicado, da receitas da sua vó até os livros de contos eróticos. Mas para a publicação de qualquer obra é necessário tomar alguns providencias para que o livro tenha um bom resultado e você consiga atrair os leitores.
Os livros em quadrinhos podem ser um pouco mais dificis de serem vendidos do que os livros de outros gêneros caso você não possua leitores, então é recomendado que antes de publicar suas histórias você comece a fazer o seu público. Hoje em dia as redes sociais são ótimas aliadas para isso, crie uma fan page, um instagram ou até mesmo um blog e vá apresentando os seus personagens ao público, quando você tiver um público será mais fácil despertar o interesse deles por mais histórias dos seus personagens.
Outra coisa muito importante é, pode ser que você seja um ótimo escrito ou roteirista da suas histórias em quadrinhos, mas não seja tão bom assim com as ilustrações, e em um livro de quadrinhos as ilustrações representam mais de 60% do livro, por isso trabalhe junto com um ilustrador, é primordial que vocês se deem bem e que consigam fazer com que o trabalho de ambos se completem para formar um só.
Procure boas editoras
Depois de conquistar um público, ter um bom trabalho de ilustração, a editora é o próximo passo importante antes da publicação das histórias em quadrinhos. Hoje em dia não é necessário mais que um editora te “descubra” como um promissor escritor/ e ou ilustrador, uma vez que publicar livros de forma independente está cada vez mais em alta, e se você já tem um público isso fica ainda mais fácil. Procure por editoras que tenham bons portifólios e mostre a elas o seu trabalho, sugira parcerias, ou publique o seu livro por sua conta mesmo. É primordial escolher um editora com bom trabalho, pois um livro bem feito conta muito na hora de vender, não adiantar ter uma boa história e boas ilustrações se a revisão não foi boa ou se a impressão é de má qualidade. Peça sempre um orçamento prévio sem compromisso e uma impressão de teste para que você veja como será o seu livro antes de ele ir para as livrarias e lojas.
Outra coisa boa é procurar por editoras que tenham contato com livrarias, pois assim ela faz o meio de campo entre você e as livrarias que possam vender os livros, além disso, em uma boa editora você também pode conseguir vender o seu livro online no site da própria editora, que o deixa exposto com os outros produtos da empresa, isso faz com que você tenha mais visibilidade no mercado literário.
Deixar um comentário