Histórias sazonais

//Histórias sazonais
Há inúmeras possibilidades durante o ano para você escrever contos temáticos.

Ainda falando sobre o ano que começou há poucos dias, você já pensou que datas comemorativas são uma boa época para escrever e publicar textos e contos? É algo que podemos chamar de histórias “sazonais”.

Claro que livros são mais complexos e precisam de um planejamento maior, mas é possível escrever pequenos contos e crônicas para serem publicados ao longo dos meses. Contudo, não se esqueça: apesar de ser algo mais simples, não deixe de lado cuidados como edição, revisão ortográfica e coesão. Esses são aspectos da sua obra que precisam ser levados a sério constantemente.

Contos sazonais

A ideia é usar a sua imaginação e escrever sobre datas como: Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Natal, Ano Novo, chegada do verão, inverno, primavera, outono, volta às aulas, mês das noivas. Enfim, há várias possibilidades durante o ano para criar histórias.

Podem ser contos independentes (que não fazem parte de nenhum universo literário que você já tinha criado), contos spin-offs de histórias já publicadas, contos isolados e fechados em si mesmo ou mesmo várias pequenas obras que são lançadas que no final do ano formam um conjunto coeso e é uma espécie de série. Você escolhe, desde que faça sentido para o seu tipo de escrita.

Se você não vai publicar livros em pouco tempo, esses contos sazonais são uma maneira de se manter “vivo” na memória dos leitores que já te conhecem, trazer novidades para quem te acompanha e de se fazer conhecido por novas pessoas e conquistar novos leitores.

Monetização

Além de ser uma excelente oportunidade de marketing, pode ser uma forma de ganhar um pouco mais de dinheiro. Uma dica é disponibilizar esses textos em sites como a Amazon e vender por preços baixos, como R$ 1,99, ou no Kindle Unlimited, onde o leitor que assina a plataforma tem direito a ler de forma gratuita as obras do acervo, mas o autor recebe uma porcentagem a cada página lida.

E se você não quiser monetizar os contos, não tem problema. É só colocar os textos no seu blog ou site pessoal, enviar para leitores cadastrados na sua lista de e-mail marketing, fazer upload num Wattpad ou onde mais achar pertinente.

Que tal fazer um planejamento esse ano e escrever histórias sazonais?

Por Teca Machado

By |2020-01-22T15:36:10-03:0022 de janeiro de 2020|

Deixar Um Comentário