Você vende seus livros online e usa as mídias sociais, principalmente o Instagram, para isso?
Essa é uma boa maneira de conseguir novos leitores. Mas para otimizar seu tempo e não desperdiçar postagens com poucas curtidas ou comentários, é preciso seguir algumas dicas que especialistas no assunto dão.
Para começar: Instagram For Business.
Você não precisa ter uma loja ou algo do tipo, ser um escritor já é o suficiente para utilizar essa plataforma. Para quem deseja vender algo ele é muito mais completo do que a versão comum e mostra muito mais informações sobre cada postagem. Ele te dá mais visibilidade, mensura sua performance e atinge mais consumidores. E o melhor? É de graça. Claro que você pode criar anúncios e campanhas publicitárias pagas pelo aplicativo, o que melhora ainda mais seus números, mas se não quiser não é estritamente necessário.
Se você já tem uma conta no Instagram, é só ir em ajustes e transformar seu perfil em comercial. Mas, para isso, é preciso ter uma página no Facebook, porque as duas plataformas são interligadas e é por lá que você criará anúncios quando desejar.
O Instagram Comercial
No Instagram comercial há suas informações, o que facilita o acesso do leitor a você, e ele consegue te mandar mensagens no botão “contato”, o que é bem melhor do que Direct Message, que se você não segue a pessoa pode ir parar numa pasta escondida e perder uma venda.
No perfil normal você só consegue ver curtidas, comentários e visualizações, no caso de vídeos. Mas no comercial é tudo mais detalhado. Você consegue ver quantas vezes as publicações foram vistas – e em quais horários o tráfego foi maior, descobre quantas contas únicas viram seu conteúdo ou o seu perfil, quantas pessoas salvaram ou compartilharam a postagem, quantas vezes a sua postagem induziu as pessoas a clicarem num link, qual horário seus seguidores estão mais ativos e quais foram as suas publicações com melhores resultados.
Como um escritor pode utilizar?
Para um escritor querendo vender seus livros isso é ótimo, porque ele conhece melhor o seu público-alvo e seu modo de agir, podendo se adaptar. Por exemplo: Meus seguidores estão mais ativos às 19h, mas eu tenho o costume de postar conteúdo às 9h, o que torna meu engajamento menor. Como para o algoritmo tanto do Facebook quanto do Instagram o timing é essencial, se eu passar a postar 19h terei mais acessos. E mais acessos pode significar mais vendas, mais leitores, mais divulgação do livro.
Além de ficar de olho nas métricas promovidas pelo Instagram, para melhorar seus vendas você precisa manter um calendário com frequências definidas. Isso mostra disciplina para os seguidores e não deixa ninguém esquecer dos seus livros. Mantenha também o mesmo estilo nas postagens. Por exemplo, se você é mais informal, siga sempre essa linha. Não adianta a cada dia seus posts terem uma personalidade diferente. E não se esqueça das hashtags. Elas são muito importantes quando você quer crescer em vendas! Crie uma hashtag própria, como #livrosdofulano, e use as que estão em alta no seu segmento, #livros #books #escritor #instalivros etc. Procure as que mais tenham a ver com você e seu romance e se jogue!
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boa ideia….