Fernanda Mafia - Evento de lançamento

Você é um vitorioso. Passou por todas as etapas possíveis e imagináveis para publicar o seu tão sonhado livro. Você se empenhou em não fugir ao seu gênero literário, venceu a procrastinação, revisou várias vezes, correu atrás de editoras e seu livro está impresso em suas mãos pronto para ganhar o mundo. Mas e agora? O que falta fazer para que isso aconteça? Investir no evento de lançamento. Sabe como? A gente o que fazer.

 

Procure um bom lugar de lançamento

Nada mais justo, depois de todo o trabalho, que você escolha um local de lançamento à altura de todo o esforço. E não há lugar melhor para lançar um livro que uma livraria. Caso sua cidade não tenha um bom espaço literário, você pode alugar um espaço que tenha a ver com o seu estilo.

 

Convide formadores de opinião

Seu evento de lançamento só irá ser um sucesso se você souber quem convidar. Por isso, em sua lista você precisa ter formadores de opinião de sua cidade e do meio literário. Eles irão espalhar a notícia de que seu livro está pronto para ser lido, em seus vários “nichos” sociais.

 

Convide novamente

Além de convidar é preciso confirmar todas as presenças. Assim você saberá o número exato de pessoas que irão ao evento e não é pego se surpresa caso muitas pessoas declinem ao seu convite.

 

Aposte na imprensa

É claro que seu evento de lançamento tem uma finalidade: vender seu livro. Por isso, faça contato com toda a imprensa de sua região e convide os jornalistas para o evento. Você pode reunir todos os e-mails e fazer o convite de forma geral, para o maior número de veículos de imprensa que conseguir. No convite você deve escrever um release informando como é seu livro e um breve parágrafo sobre você. Quanto maior a veiculação da notícia do lançamento, maior a chance de seu evento dar certo e, com isso, vender mais livros. Também vale ligar para os contatos da imprensa confirmando as presenças.

 

Sim, um “jabá” é válido

Apostar no bom e velho “jabá” (brindes ou algo do tipo) é sempre bom. Você pode, por exemplo, oferecer um pequeno coquetel para atrair mais pessoas ao seu evento. Isso não é pecado. Todo mundo sabe que para uma pessoa sair de casa hoje em dia é preciso um motivo muito bom. Ninguém quer ir a um lançamento de livro que se assemelha a um funeral. Portanto, investir em uns petiscos e bebidas, além de um som ambiente é acertar bastante.

 

Esteja nas redes

Você também deve compartilhar em suas redes sociais que o evento de lançamento acontecerá. E não é vergonha pedir aos amigos mais chegados que compartilhem suas publicações. É nas redes sociais que o mundo está acontecendo hoje e, se você também não divulgar lá, o sucesso de seu evento pode estar bem comprometido.

 

Depois do evento

Terminou o lançamento? Então é hora de enviar novamente e-mails aos profissionais da imprensa para que divulguem sobre como foi o evento. Assim, mesmo depois de acabado, as suas chances de aumentar ainda mais as vendas continuam existindo. Tudo é questão de planejamento. Se você chegou até aqui, com certeza tem disposição para apresentar aos leitores da melhor forma possível o fruto de seu trabalho.