Ler, revisar e editar para escrever bem – Blog

/, Como Publicar/Ler, revisar e editar para escrever bem – Blog

ler revisar editar publicar livro lançar mulher asiática escrevendo revisando lendo

Ler e escrever bem, assim como tudo na vida, requer disciplina. Claro que ter talento e facilidade natural para o trabalho já ajuda, mas não é tudo. O esforço, o estudo e a capacitação acabam contando muito mais no saldo final do que apenas dom bruto.

Segundo Diogo Arrais, professor de português no Damásio Educacional, um dos problemas atuais para quem escreve – não só escritores, mas também jornalistas, poetas ou qualquer profissional que trabalha com as letras – é a pressa do cotidiano. Segundo ele, essa correria, a forma praticamente imediata de precisar se comunicar, faz com que muitos dos conteúdos não sejam revisados ou editados e estejam com mensagens ambíguas e mal escritas.

Por isso, o professor dá algumas dicas para não caírmos nesses erros:

  1. Tenha sempre um livro por perto

É um clichê dizer que para escrever bem é preciso ler muito. Mas não tem verdade maior. Arrais diz que uma maneira de não deixar de ler mesmo quando não se tem o hábito é escolher um livro de seu interesse e não passar nenhum dia sem ler pelo menos uma página. Segundo ele, o ideal é ler obras de ficção porque ajudam a melhorar o vocabulário, a gramática e muito mais.

  1. Escreva, nem que seja um e-mail

Claro que você quer escrever um livro, mas as pequenas escritas do dia-a-dia são uma ótima maneira de treinar e refinar seu trabalho. Há redações por todo lado, é só prestar atenção. Escreva e-mails, recados, bilhetes, lembretes, posts no Facebook…

  1. Revise em todas as oportunidades

Sempre – sempre mesmo – revise o seu texto antes de enviar para alguém, para postar ou o que seja. A falta da revisão pode matar qualquer trabalho seu. Releia com atenção, preste atenção na gramática, verifique se a mensagem está clara e se falta algo.

  1. Desabilite o corretor ortográfico

Ok, essa dica parece ser uma pegadinha, mas não é. Estamos tão acostumados com o corretor automático, que nem nos preocupamos mais em escrever certo. Mas desligar essa ferramenta pode nos fazer prestar mais atenção no que escrevemos e tomar mais cuidado com a gramática.

  1. Pesquise o que você não sabe

Quando você tiver qualquer dúvida, não só sobre o português, mas sobre um assunto qualquer, pesquise, estude e veja se a informação está correta. Não há problema nenhum em não saber, o problema é continuar na ignorância ao perceber a dificuldade.

 

Veja mais dicas no Facebook da Editora Albatroz: https://www.facebook.com/editoraalbatroz/
V
eja nossas obras já publicadas em: https://editoraalbatroz.com.br/nossas-publicacoes/

 

By |2019-01-19T18:32:06-03:0030 de janeiro de 2018|

Deixar Um Comentário