Livros de listas

/, Leitura/Livros de listas

Uma das melhores formas de se organizar em várias áreas da vida é fazer listas. Para os compromissos do trabalho, para saber o que comprar no supermercado, para saber o que levar numa viagem, enfim, é uma maneira de não se esquecer de nada e aumentar muito a sua produtividade. E na onda dos livros interativos, surgiram os livros de listas. 

De certa forma, esse tipo de obra pode ser considerado de autoajuda, já que conceito do gênero define que são livros para quem deseja se aprimorar em algum aspecto da vida.  

Vamos conhecer alguns livros do tipo: 

1- Listrografia – Sua vida em listas, de Lisa Nola 

Esse é o mais famoso no gênero de listas. Lisa usou como inspiração a nostalgia para criar um novo tipo de autobiografia. Na obra o leitor – e no caso também autor – vai lembrar de fatos engraçados da sua vida e de acontecimentos sérios, vai poder listar os lugares por onde passou, os livros que leu, ao mesmo tempo que vai escrever sobre sonhos, desejos e muito mais. É uma forma de refletir e colocar muitas coisas em perspectiva. 

2- Uma Pergunta Por Dia 

Nesse livro você não necessariamente vai fazer uma lista, mas ao final de cinco anos vai ter uma lista de respostas. A obra visa explorar seu eu interior de diversas maneiras. Cada página traz um questionamento e cinco espaços para escrever, uma para cada dia do ano. E tem assuntos bem variados, como por exemplo, “no momento, você está em busca de quê?”, “o que faz de alguém um bom amigo” e “qual foi o ponto alto de hoje?”.  

3- Minha Vida Dava Um Livro e Minha Vida Dava Um Filme, de Guilherme Cepeda e Larissa Azevedo 

Ambos os livros, um com foco em literatura e outro em cinema, são diários interativos onde o leitor vai preenchendo como uma espécie de lista. Vai poder descrever autores preferidos, livros que te fizeram chorar, livros que você comprou pela capa e assim por diante. E a diagramação dele é muito divertida e diferente, com cada página sendo uma surpresa. 

4- Três Motivos Para Sorrir – Mentalize, Escreva e Agradeça, da Imaginarium 

O objetivo desse pequeno livro é listar diariamente três razões pelas quais você é grato. De um lado das páginas tem espaço para preencher a data e os motivos para agradecer e do outro características para assinalar, como: o dia estava bonito, dei boas risadas, ajudei alguém, enfim, o que foi que tenha acontecido. Essa é uma maneira de sempre ficar atento às coisas boas que acontecem no dia-a-dia e que às vezes nem prestamos atenção. 

E vocês, conhecem mais algum livro de listas? Contem para a gente nos comentários. 

Por Teca Machado

By |2019-10-16T10:59:47-03:0016 de outubro de 2019|

Deixar Um Comentário