Livros sobre escrita que todo autor precisa ler

//Livros sobre escrita que todo autor precisa ler

Imagem: FreePik

 

Todo escritor precisa ler. E ler muito.

 

Mas não só o gênero que ele escreve ou os clássicos, sempre para aprender com eles.

 

Um escritor necessita ler livros sobre escrita, sobre estruturas narrativas, sobre marketing, sobre construção de personagem, sobre fluidez de texto e muito mais.

 

Pensando em como isso é tão importante, trazemos para vocês hoje 5 obras imprescindíveis para os que já estão nessa carreira ou que querem começar a se aventurar.

 

1- Como Funciona a Ficção, de James Wood

 

Notabilizado por seus ensaios na revista The New Yorker e professor de crítica literária na Universidade de Harvard, Wood aborda, numa prosa inteligente e aguçada, os mecanismos, procedimentos e efeitos da construção narrativa. A representação do real na literatura é o eixo central de Wood, que questiona os limites entre artifício e verossimilhança na ficção. Em dez capítulos, elementos fundamentais do texto ficcional são discutidos pelo autor: o personagem, o foco narrativo, o estilo. A partir de vasto e diversificado repertório literário – de Henry James e Flaubert, de Tchékhov e Nabókov a Beatrix Potter e John le Carré -, este livro “perspicaz e cheio de achados”, nas palavras de Milton Hatoum, traz análises reveladoras e acessíveis mesmo àqueles que desconhecem os rudimentos da crítica literária. Referência fundamental para escritores em formação, professores de literatura, e todos que se interessam pelo mundo das letras.

 

2- Os Segredos da Ficção, de Raimundo Carrero

 

Os Segredos da Ficção’ é um convite irresistível à criatividade. O autor mostra neste livro estimulante que a literatura está ao alcance de todos àqueles que tem o impulso de cria-la e também a perseverança de trabalhar duro para transformar suas ideias em contos novelas e romances. Se não há receitas para a boa literatura existem sim caminhos para chegar a ela. E é nestas trilhas que o autor guia o leitor falando diretamente a ele com a ajuda de ilustres gênios de diversos estilos e épocas que têm em comum a disciplina e o rigor na criação de seus universos ficcionais.

 

3- Vencendo o Desafio de Escrever Um Romance, de Ryoki Inoue

 

Nesta obra, o autor com maior número de títulos publicados no mundo conta ao leitor como se dá seu processo criativo e explica os passos necessários para escrever um best-seller. Ele aborda a estrutura do romance e seus aspectos mais importantes, fala sobre os principais tipos de leitor e mostra como montar um projeto literário de sucesso. Para os aspirantes a escritores e os apaixonados por livros.

 

4- Escrever Para não Enlouquecer, de Charles Bukowski

 

Como Bukowski se tornou Bukowski Escrever para não enlouquecer é um livro único na obra de Charles Bukowski (1920-1994). Reunindo cartas redigidas e ilustradas por ele entre 1945 e 1993, não apenas revela as ideias e opiniões do autor sobre literatura e o ato de escrever, mas também oferece ao leitor a chance de conhecer os bastidores da vida de Bukowski contados por ele mesmo – da embriaguez da juventude errante até os anos maduros de fama. Compiladas por Abel Debritto, biógrafo do autor que editou duas outras coletâneas temáticas, Sobre gatos e Sobre o amor, estas cartas são uma espécie de autobiografia não autorizada, leitura indispensável para qualquer fã.

 

5- Escrevendo com a alma, de Natalie Goldberg

 

Escrevendo sob a perspectiva tanto de um experiente professor de redação como de um praticante do Zen, o livro de Natalie Goldberg tem como objetivo estimular escritores a confiar em si mesmos e pregar uma atitude complacente e generosa para com o ofício, ao mesmo tempo conferindo à disciplina seu devido papel. Segundo a autora, nós sonhamos poder contar as nossas histórias – descobrir nossa maneira de pensar, sentir e ver as coisas antes que a morte nos leve. A escrita é um caminho para nos encontrarmos e nos aproximarmos de nós mesmos. A obra mostra como a atividade de escrever traz mais confiança e ensina a despertar.

 

Por Teca Machado

By |2021-09-30T11:52:47-03:0030 de setembro de 2021|

Deixar Um Comentário