Sim, o seu livro é ótimo! Mas você sabe como fazer uma boa apresentação dele? Talvez seja aí que você esteja perdendo leitores. Aliás, perdendo não, deixando de ganhar leitores. Às vezes uma boa sinopse e uma capa que chama a atenção não são o bastante: é preciso fazer uso do copywriting.
E o que é isso?
É o ato de escrever palavras numa página da melhor forma possível.
Para quem é escritor, isso teoricamente é fácil. Mas copywriting não é o mesmo que escrever um grande romance. Pelo contrário, trata-se de vendas!
Por exemplo: Você mandou um e-mail para um cliente/jornalista/parceiro. O texto é apenas “segue em anexo o material solicitado”. Impessoal, sem graça e sem grandes chances de prender a atenção do leitor. Entra em ação aí a beleza do copywriting, pois é a arte de escrever de forma que aqueles que recebam a sua mensagem estejam muito mais interessados no conteúdo, mesmo que você esteja vendendo algo.
Neville Medhora, expert em copywriting, observou que muitas pessoas, inclusive escritores e profissionais, quando se sentam no computador e querem vender algo ou estão num ambiente mais sério, entram no “boring mode” (modo chato). Não escrevem como falam, ficam mais formais e maçantes. Isso definitivamente não funciona.
De acordo com Medhora o ideal é escrever no “casual mode” (modo casual), como se falasse com amigos de forma bem humorada. Isso fará com que você tenha mais engajamento e interesse por parte dos leitores.
A fórmula perfeita de um e-mail, post ou material de vendas não pode conter muita venda. Paradoxal, não? Para aumentar suas vendas fale menos sobre elas. O cliente em potencial não quer um marketing agressivo. É só refletir: Você gosta quando alguém ou alguma empresa tenta enfiar goela abaixo em você algum produto?
Medhora afirma que o ideal é usar no texto 70% de conteúdo interessante e 30% de vendas. Comece com informações sobre o livro, sobre você, sobre como foi feito, escrito e publicado para, então, oferecer a obra.
Quer um exemplo?
“Quer viajar, mas está sem tempo para férias ou mesmo sem grana? Por que não fazer uma viagem literária? Ler te leva a lugares nunca antes imaginados, reais ou fictícios, e te apresenta novos horizontes, histórias, culturas e pessoas. Uma boa dica é o livro XXXXX, que se passa na cidade de XXXX e te fará mergulhar num enredo eletrizante. Gostou? Clique aqui e leia o primeiro capítulo”.
Muito mais interessante do que “compre aqui o livro XXXX”.
Deixar um comentário