Texto_1_Janeiro_músicas inspiradas em livros

A música e a literatura estão sempre juntas, uma vez que a música é uma forma literária. Mas você sabia que muitas músicas conhecidas foram feitas a partir de versos e até mesmo inspiradas em livros inteiros? Esse artigo vai te mostrar X músicas, nacionais e internacionais, que foram inspiradas em livros.

1- Monte Castelo – Legião Urbana – Muito conhecida essa música da banda Legião Urbana foi inspirada no soneto 11 de Luiz Vaz de Camões. A música inteira fala sobre o amor, compreensão e de como é importante que os seres humanos amem entre si. Além de ser inspirada nos versos de Camões a musica faz uma referência ao local onde Força Expedicionária Brasileira ganhou sua principal batalha durante a Segunda Guerra Mundial, Monte Castelo. Esse ato é considerado como algo que contraria a mensagem da música.

2- Who Wrote Holden Caulfield – Green Day  – O vocalista da banda californiana Green Day, Billie Joe Armstrong, sempre se considerou um cara rebelde. Pois quando o Green Day, em 1992, lançou o álbum Kerplunk uma das músicas foi escrita com base no livro O apanhador no Campo de Centeio (de J.D. Salinger), uma vez que o vocalista da banda se achava muito parecido com o protagonista da obra.

3 – Animals – Pink Floyd- O Pink Floyd em si é uma banda conhecida por suas letras politizadas. A música Animals foi baseada no livro Revolução dos Bichos de George Orwell, na música, assim como no livro, humanos são comparados aos bichos.

George Orwell teve outra obra sua como inspiração para letra de música, o álbum Diamond Dogs do David Bowie foi inspirado na natureza apocalíptica do romance 1984.

4-  O romance Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley inspirou não apenas uma como três músicas, sendo que duas delas são nacionais. Admirável Chip Novo, da Pitty, e Admirável Gado Novo do Zé Ramalho foram inspiradas na canção. Os versos “pense, fale, compre, beba, leia, vote e não se esqueça”, são repetidos até hoje por diversas pessoas de todas as idades. A outra música inspirada no romance distópico de Huxlei é da banda de meta Iron Maiden, Brave New Word, recebeu até o mesmo nome (em inglês), que a obra de Aldous Huxley.

5- The Doors – Para fechar a lista de influências a banda The Doors não poderia ficar de fora, uma vez até mesmo o nome do grupo foi inspirado em uma obra literária, As portas da percepção do Aldous Huxley. A música The End foi inspirada na obra Édipo de Sófocles. Jim Morisson era tão fã de literatura que decidiu formar a banda após a leitura de on the road de Jack Kerouac.

Essas foram algumas das músicas e bandas que misturam a sua poesia à literatura. E que tal aproveitar para dar uma relida nas obras citadas, mas com um olhar mais crítico em relação as músicas? A hora é agora!