Autor e escritor: qual a diferença entre os dois? - Blog - Editora Albatroz

Autor e escritor: qual a diferença entre os dois? – Blog

a diferença entre o autor e o escritor publique conosco blog editora albatroz

Autor e escritor, você sabe a diferença entre os dois?

As duas coisas parecem a mesma, sinônimos, mas na verdade não são, pelo menos não de acordo com o escritor português José Jorge Letria.

O Autor

Segundo ele, ser autor é mais voltado para o mercado editorial e atingir um grande número de pessoas. É escrever livros, histórias, tramas que pretendem prender a atenção do leitor da primeira à última página. São os best sellers.

Não necessariamente será algo que fará o público refletir profundamente sobre um assunto, sobre a existência humana, mas irá entreter, divertir, assustar, suspirar, enfim, tudo depende do gênero escrito. O autor enxerga palavras como ferramentas para transmitir suas ideias e pensamentos para a pessoa do outro lado da página.

O Escritor

Já ser escritor, para José Jorge Letria, é enriquecer o mundo com a sua visão dele, mostrar para os leitores uma nova realidade. Geralmente um escritor gosta de questionar mais, não dar respostas, e nem sempre conta uma história com início, meio e fim.

Ele fala sobre temas universais, profundos, filosóficos e tem como objetivo desenvolver uma habilidade de mostrar para as pessoas uma perspectiva diferente, talvez mais plural e complexa. Geralmente, os considerados escritores são os grandes pensadores.

Mas fica a indagação: Um é mais importante do que o outro?

Não. Tudo depende do que você deseja ser (e do que deseja ler).

Quer escrever histórias, fazer pessoas mergulharem num universo fantástico criado na sua imaginação e alcançar um público grande? Ótimo. Então trabalhe para ser um autor.

Quer escrever algo que irá pelo menos tentar mudar a perspectiva de mundo e olhares de outras pessoas, talvez não alcançando tanta gente? Ótimo também. Trabalhe para ser um escritor.

A verdade é que em nenhum dos dois casos será um caminho fácil. Escrever, independente do que, é rigoroso, doloroso e exigente, além de ser um trabalho, um emprego, como qualquer outro. Leve-o a sério.

Como sempre digo, a disciplina é indispensável, assim como a dedicação e colocar amor no que se faz. A entrega é muito importante, porque é a si mesmo que você deixa nas páginas.

Veja mais dicas no Facebook da Editora Albatroz: https://www.facebook.com/editoraalbatroz/
V
eja nossas obras já publicadas em: https://editoraalbatroz.com.br/nossas-publicacoes/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *