Neste fim de semana viajei para minha cidade natal e fiquei pensando no quanto dela eu carrego dentro de mim: as lembranças, a maneira de agir e de pensar e tudo o que aprendi no tempo que morei lá. Isso me fez refletir sobre algumas coisas desse nosso universo literário que quero compartilhar com você aqui no blog.

O que faz de alguém um escritor? O que serve de matéria-prima para uma história? O que torna um texto um livro? Pois bem, não há apenas uma resposta para todas essas perguntas, mas uma delas é, além do bom uso das palavras, a capacidade de encadear bem no texto as referências que você, autor, carrega dentro de si.

O que isso significa? Que um texto sempre faz referência a outros. Por mais original que a ideia de um livro seja, quem a teve recorreu, inevitavelmente e sem perceber, a ideias anteriores. Lembranças, referências e conhecimento de mundo são parte de qualquer pessoa e, no caso do livro, do autor que o escreve. Isso porque é impossível desvencilhar-se de quem se é, ou do que pensa na hora de escrever um texto. Ainda que disfarçadas em um tom de imparcialidade, as referências estão lá. Então como tirar proveito delas?

1- Conscientize-se de que suas referências estão no texto e procure minimizá-las ou potencializá-las de acordo com a necessidade.

2- Construa novas referências. Leia novos autores, ouça músicas novas, viaje para outros lugares e aumente seus recursos de criação. Quando precisar, essas novas referências estarão lá: guardadas dentro de você e prontas para serem usadas.

3- Converse com as outras pessoas. Compartilhar as ideias pode ser uma maneira de desenvolvê-las, melhorá-las.

4- Viva bons momentos. Não é encher linguiça, mas viver momentos alegres é um dos ingredientes para escrever bem. As lembranças nos inspiram e nos tornam mais criativos.

5- Volte aos lugares, às coisas e às pessoas que lhe fizeram bem. Trazer a memória o que é bom não só o deixará feliz como também o dará ânimo para registrar no papel a história que você quer que seu personagem viva e, quem sabe, isso o faça a escrever uma nova história para você também!