O jeito certo de escrever é o seu - Blog - Editora Albatroz

O jeito certo de escrever é o seu – Blog

o seu jeito certo de escrever

O jeito certo de escrever é o seu.

O jeito certo de escrever é o seu. Ponto. Afinal, existe jeito certo ou errado de escrever?

Às vezes me perguntam isso porque muita gente fala que a maneira correta de escrever um livro é fazendo um roteiro, com começo, meio e fim, e então preencher o “miolo”, que seria a história.

Mas eu acredito que não. Não existe jeito certo de escrever.

Se cada pessoa é única e diferente, porque para escrever deveria seguir uma fórmula? O que funciona para mim, pode não funcionar para você e vice-e-versa. Por exemplo: Eu sou uma pessoa que foge de roteiros e de padrões. Gosto de sentar para escrever sem ter a mínima ideia de onde a história irá me levar. E isso acaba me trazendo ótimos momentos na trama, porque eu escuto o que os meus personagens têm a dizer. Sempre que começo um livro não tenho a mínima ideia do final, nem mesmo do meio!

Mas conheço escritores que têm pavor desse método, de não saber para onde ir. Precisam de um roteiro, de um norte. E isso funciona perfeitamente bem para eles. E sabe de uma coisa? As duas maneiras são igualmente válidas, porque o que importa não é tanto o processo, mas onde você chegou com ele, ou seja, no seu livro.

Então a dica que eu dou é: Se conheça.

Faça vários testes, descubra como você se sente melhor e siga a partir daí. Saiba quais são as suas preferências e dê chance a elas, porque assim você será muito mais bem-sucedido na escrita. O importante é saber que você está fazendo o que ama com paixão e pode ter certeza que com isso os resultados vão chegar. E quanto mais você escrever e treinar, mais maduro você fica, melhor profissional você se torna. O ditado que fala “a prática leva à perfeição” tem toda razão de ser.

Escrita é uma arte e não há fórmulas para a arte. Você precisa sentir a história e ser inspirado por ela, qualquer outra coisa abaixo disso pode parecer forçado. Claro que há técnicas que ajudam a melhorar a escrita e a criação da trama e você pode adicionar isso ao seu modo de fazer. Pesquise sobre elas e veja o que funciona para você. Porque, afinal, o jeito certo de escrever é o seu.

Veja mais dicas no Facebook da Editora Albatroz: https://www.facebook.com/editoraalbatroz/
V
eja nossas obras já publicadas em: https://editoraalbatroz.com.br/nossas-publicacoes/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *