O professor de português

//O professor de português

O professor de português

É comum em editoras recebermos obras pré-revisadas por professores de português, tradutores, amigos etc. Entretanto é importante que o escritor entenda que esses profissionais nem sempre possuem qualificação de revisor.

Entenda mais sobre revisão e copidesque neste link.

Revisar um livro é um pouco mais do que conhecer as regras gramaticais e ortográficas e encontrar erros em textos. Um bom olho treinado ajuda o autor a ser mais claro em alguns trechos, mudar termos para ajudá-lo a ter mais elegância em sua escrita e muito mais. Essas habilidades são adquiridas com muita experiência em revisão textual, por isso, sempre aconselhamos nossos autores a fazerem uma segunda e terceira revisão conosco.

A Editora Albatroz faz duas revisões no livro porque entendemos a importância de um texto bem escrito e com o mínimo de erros possíveis. Grandes editoras comerciais podem fazer até 5 revisões no livro por 5 profissionais diferentes e ainda assim é possível encontrar erros nesses livros.

Existe uma comparação interessante entre montadoras de automóveis e revisão. Se até mesmo grandes montadoras de automóveis não conseguem garantir 100% de eficiência na produção de uma linha de veículos porque exigir que um revisor consiga encontrar todos os erros em um texto?

Permita que seu livro seja revisado por um revisor profissional e experiente, como os da Editora Albatroz, e não se preocupe, se houve alguma alteração no texto, o autor pode aprova-la ou rejeitá-la, porque entendemos que só o autor do livro pode avaliar seu próprio texto.

Muitos autores abrem mão da revisão textual para diminuir os custos na produção do livro, porém sempre aconselhamos a permitir pelo menos uma revisão após o livro diagramado para evitar erros grosseiros. Muitas vezes o barato sai caro e, no caso específico do livro, podem levar meses e até anos para os exemplares serem vendidos.

Preciso de um agente literário?

Um agente literário cuida dos interessantes do autor junto a uma editora. Normalmente o agente literário possui uma grande experiência no mercado editorial e trabalha para promover o você e o seu livro, mas a pergunta que fica é: eu preciso desse profissional?

Um agente literário pode ser muito útil para autores que pretendem abrir mão dos direitos autorais do seu livro para uma editora e para o próprio agente literário; em alguns casos o autor fica com apenas 5% dos direitos do livro.

Para o caso de autores independentes é completamente desnecessário. Confira neste link algumas informações relevantes sobre agentes literários.

Se você conhece uma gente literário pergunte-o sobre as melhores formas de publicar o seu livro, tire suas dúvidas sobre mercado editorial e peça que avalie o seu texto. Ainda que ele seja publicado por uma editora prestadora de serviço é possível que algumas dicas relevantes sejam dadas para ajudá-lo a vender e distribuir os seus livros.

By |2019-01-19T18:32:08-03:009 de setembro de 2016|

Deixar Um Comentário