O que é a leitura crítica?

//O que é a leitura crítica?
Crédito imagem: PixaBay

Você sabe o que é a leitura crítica?

Muitos autores podem achar que é algo simples, como pedir para outra pessoa ler seu manuscrito ou livro e dar sua opinião sobre a história. Mas esse é um trabalho muito mais profundo e extremamente importante, tanto para quem quer enviar a obra para uma editora quanto para aqueles que desejam publicar de forma independente.

Por mais que o autor tenha lido, relido e lido mais algumas vezes, ele está tão imerso no universo que criou que não enxerga com os olhos de uma pessoa de fora. E isso é extremamente normal, não ache que é uma falha como profissional. Como todas as páginas foram criação dele, sabe o caminhar do enredo, as reviravoltas e a construção dos personagens, então, para si próprio todo faz sentido. E pedir para algum familiar ou amigo ler é sempre válido, mas não pode ser contabilizado como leitura crítica, principalmente se não for uma pessoa assídua na leitura, com uma bagagem literária mais densa, atenta aos detalhes e com sinceridade editorial detalhada.

Leitura crítica

De modo geral, a relação entre leitor crítico e autor é profissional. Assim como um revisor recebe pagamento, o leitor crítico também.

O mais indicado é que escritor envie o livro já inteiro, não em partes ou capítulos avulsos. A ideia é que o leitor crítico já leia tudo de uma vez, com o texto completo, para que possa acompanhar a trama, fazer suas anotações e apontar aquilo que ele acredita que precisa ser alterado.

Segundo o Clube de Autores, instituição focada em publicações, os pontos que o leitor crítico deve ficar atento são:

  • Sequências desnecessárias, que podem dar a impressão de que o autor está “enchendo linguiça” para o livro ficar maior.
  • Trechos confusos.
  • Falhas cronológicas.
  • Incoerência em construção de personagens (quando a personalidade passa por alterações na obra sem ele ter passado por uma evolução).
  • Segmentos superficiais, que poderiam sem aprofundados e trazer maior riqueza literária para o enredo).
  • Ritmo da leitura (Muito acelerado? Muito lento?)
  • Outras observações gerais que surgirem à medida que a leitura for feita.

Honestidade

Sinceridade é um ponto chave da leitura crítica. Ninguém gosta de ter seu trabalho criticado, ainda que seja de forma construtiva, mas aceite. Afinal, esse é o papel do profissional que o autor contratou.

Então, não leve para o lado pessoal quando vir que ele pontuou algo que não gostou. Até porque se for só para elogiar o trabalho dele não foi bem feito. Lembre-se que é uma relação profissional e que ele está apenas fazendo o seu trabalho.

Por Teca Machado

By |2020-06-26T15:15:40-03:0026 de junho de 2020|

Deixar Um Comentário