O que é o NaNoWriMo

/, Diversos/O que é o NaNoWriMo
Crédito imagem: Site oficial do NaNoWriMo

Você já ouviu falar do NaNoWriMo?

Ele é uma sigla que significa National Novel Writing Month, que em tradução é Mês Nacional de Escrever Novela/Romance e que tradicionalmente acontece em novembro de todos os anos e está rolando em 2020.

Como é

Projeto do Office of Letters and Lights a ideia é incentivar escritores no mundo inteiro a escreverem, a se comprometerem com uma obra.

Segundo o site, “escrever sozinho um romance pode ser difícil, até mesmo para escritores mais experientes. NaNoWriMo ajuda a monitorar seu progresso, a escolher marcos, a conectar com escritores de uma vasta comunidade e a participar de eventos feitos para ajudar a terminar sua obra”.

A ideia é que dentro do período de um mês você precisa escrever 50 mil palavras, que usando a letra Arial tamanho 12 dá cerca de 130 páginas.

A proposta é desafiar a si mesmo e ter um livro – ou pelo menos parte dele – ao final de um mês. Pode ser em Word, papel, bloco de notas, onde quiser, desde que escreva. E quem quiser pode se cadastrar gratuitamente no site oficial do projeto: nanowrimo.org.

Na página você pode atualizar diariamente o número de palavras que fez e ver estatísticas, como média diária, em quanto tempo vai terminar, quanto falta, quanto precisa diariamente para bater a meta a tempo e mais. Há até mesmo um “diploma” para quem completa as 50 mil.

Como é um desafio pessoal, não é preciso se cadastrar para participar, mas é uma ótima maneira de se manter motivado e sentir que participa de algo junto com outros escritores do mundo inteiro.

Apesar de ser um projeto feito em comunidade, ninguém vai ler ou julgar o que você escreveu, então não é preciso se preocupar com isso.

Camp NaNoWriMo

Além do mês tradicional, o NaNoWriMo faz edições chamadas de acampamento. Eles acontecem duas vezes por ano, geralmente em abril e julho, mas as datas podem ser mais flexíveis, então é necessário ficar de olho.

Esses “camps” funcionam do mesmo jeito que o NaNoWriMon tradicional, mas tem liberdade na meta, já que o próprio escritor escolhe a sua, que pode ir de 10 mil a 1 milhão de palavras.


O NaNoWriMo de 2020 já começou há alguns dias, mas é possível se juntar ao desafio mesmo assim. Você terá menos tempo para escrever, mas quem disse que não é possível?

Para se cadastrar no site, é só vir aqui.

E se finalizar sua obra, que tal publicar com a gente? A Editora Albatroz e seus selos Saramago e Albatrozinho vai ter o prazer de te enviar um orçamento para transformar suas palavras num livro impresso com toda qualidade editorial.

Por Teca Machado

By |2020-11-09T15:52:46-03:009 de novembro de 2020|

Deixar Um Comentário