O que é público-alvo e como descobrir quem é o meu?

/, Como Vender/O que é público-alvo e como descobrir quem é o meu?

editora albatroz publicação como publicar seu livro meu publique seu livro como publicar meu livro feminismo feminista escritoras autoras sucesso best-sellersVocê sabe o que é público-alvo?

De acordo com a definição da Rock Content, empresa especializada em marketing de conteúdo, “trata-se de um grupo específico de consumidores ou organizações que compartilham um perfil semelhante e por isso devem ser o foco das ações de marketing e vendas da sua empresa, uma vez que estão mais dispostos a adquirir os produtos/serviços que ela oferece”.

Esse conceito é usado para qualquer tipo de empresa, inclusive para o meio literário. Para um escritor, principalmente aquele focado em divulgar seu trabalho e realizar mais vendas, é imprescindível conhecer o seu público, que no caso é o leitor.

Saiba para quem você irá escrever

Saber para quem você vai escrever e anunciar sua obra é muito valioso para o seu trabalho. Pense o seguinte: É melhor disparar dezenas de flechas para todos os lados para acertar o alvo três vezes, ou disparar menos flechas, todas na mesma direção, e cravar dez vezes no objetivo? É assim com o público-alvo. Sabendo com quem conversar, os resultados são mais assertivos.

Para determinar o público-alvo uma boa maneira é fazer pesquisas. Aproveite a internet e todos os meios gratuitos que ela oferece. Faça questionários para conhecer seus leitores e para descobrir o que eles querem. Formulários com perguntas de múltipla escolha são ótimos, porque são fáceis e rápidos de responder, o que incentiva as pessoas a participarem. Mas pesquisas com respostas subjetivas te dão um insight ainda mais claro daqueles com quem você está falando.

O perfil do leitor

O perfil do consumidor – e do leitor – é cada vez mais específico, com muito mais nichos e necessidades especiais em cada um deles. E um discurso genérico não chama a atenção de ninguém.

A partir do momento que você começar a enxergar um pouco melhor quem é o seu público-alvo, é possível segmentar ainda mais. Qual a idade? Qual o gênero? Quais autores são referência para ele? Onde mora? Qual grau de escolaridade? Qual tipo de narração preferida, em primeira ou terceira pessoa? E assim por diante.

Recolhendo (e entendendo) dados

O importante é que quanto maior o número de informações e mais completo e verdadeiro o perfil estabelecido, maior a chance do sucesso do seu marketing.

Para facilitar a visualização desses dados, anote tudo num caderno ou – melhor ainda – numa planilha. Assim que você traçar o seu leitor alvo, será mais fácil falar diretamente com ele, porque você irá saber quem é, como se comporta e o que deseja ler. Mas, é claro, que apesar de estabelecido isso, as pessoas não são iguais e irão reagir de modo diferente ao seu conteúdo. Saber quem são os leitores não é certeza de sucesso, mas já é um passo em direção a ele.

Caso opte por não definir seu público, você invariavelmente será menos eficiente e simplesmente gastará mais recursos, como tempo, dinheiro e neurônios, que o necessário.

By |2019-03-27T21:55:21-03:0027 de março de 2019|

Deixar Um Comentário