Você provavelmente já viu por aí muitos posts e guias de o que fazer para divulgar o seu livro quando for lançá-lo, certo? Mas muitas vezes uma estratégia errada de divulgação pode matar os seus esforços. Então apresentamos hoje uma lista do que não fazer.

 

O que não fazer para divulgar seu livro

 

1- Não mande mensagens no privado – principalmente para quem você não conhece

 

A maioria das pessoas considera esse tipo de divulgação invasiva, especialmente se for em locais mais “pessoais” como o WhatsApp.  Você, provavelmente, não gosta de receber SMS e ligações de propaganda não solicitadas.

 

E muitos autores nem sequer dizem um “oi” antes de divulgar e deixam tudo muito impessoal, no estilo “copiar e colar.

 

2- Não faça spam

 

Seguindo a dica anterior, esse é mais um lembrete para não fazer spam. Ninguém gosta de spam. É exatamente por isso que tem uma caixa do seu e-mail só para isso – e que você provavelmente nunca abre!

 

3- Não seja insistente, nem inconveniente

 

Você pode divulgar, você pode conversar com leitores e amigos, mas saiba quando parar. Ninguém quer um autor inconveniente te pedindo para ler o livro dele o tempo todo. Algumas pessoas podem até não querer ler por causa disso. O resultado tem que vir de forma orgânica.

 

E nunca, em hipótese alguma, marque dezenas de pessoas num post como forma de divulgar.

 

4- Não apele para o emocional

 

Não seja o tipo de autor que fala “ninguém quer ler meu livro, coitado de mim”, “se ninguém comprar meu livro vou passar fome”, “esse é meu sonho, por favor, me ajude a realizá-lo”. Ninguém quer ler o livro de um autor por pena.

 

5- Não fale mal de outros autores para promover seu livro

 

“Meu livro é muito melhor do que o do fulano” é uma péssima estratégia de marketing. Mostra uma imensa falta de maturidade do autor. Pior ainda se for comentar nas postagens do colega divulgando o seu livro ou diminuindo o dele. Isso afasta demais os leitores.

 

Bonus: Lembre-se que são raríssimos os casos de best-sellers que nascem do dia para a noite. É preciso muito trabalho e dedicação na divulgação. Não desista! É um trabalho lento, mas do qual você vai colher frutos.

 

***

 

Pronto para colocar seu livro no mundo? A Editora Albatroz pode te ajudar. Peça aqui o seu orçamento personalizado e conheça a qualidade editorial de quem já produziu centenas de livros e ama a literatura.

 

Por Teca Machado