Orelha-de-livro1

Sou apaixonada por orelha de livro. Acho genial uma pequena dobra da capa ser capaz de transmitir tanta informação num espaço tão pequeno. Boas orelhas cativam. E são raras. São aquelas que dão prazer de ler, que prendem a gente na livraria, que nos fazem desejar o livro todo. Se a primeira impressão vem pela capa, a impressão que fica é a da orelha.

A atração por um livro começa pela orelha. Um pouco escondida, a orelha deixa um gostinho de quero mais, como um segredo que ainda não foi totalmente revelado… (E não mesmo, porque a orelha nunca conta o desfecho! Nada de spoilers, hein!!)

A você que está escrevendo um livro, deixo meu conselho: pare e pense no instante em que o leitor vai manuseá-lo. Um dos primeiros contatos que ele vai ter com o produto vai ser por meio da orelha. (Quanta intimidade! Rsrs)

Então como será orelha do seu livro? O que ela pode dizer que desperte o interesse do leitor? Convido a você a sair lendo algumas orelhas por aí e a observar o que o atrai. Orelha de livro é um jogo de conquista. O que você vai escrever para conquistar seu leitor? Como fazer uma orelha de livro?

Inspire-se. Fale o que há de melhor no livro. Dê pistas, provoque o leitor. Para isso, imagine um trailer de filme. Ele mostra algumas cenas marcantes a fim de despertar o interesse do espectador em assistir ao filme todo. Ou, então, pense em duas pessoas que acabaram de se conhecer: à medida que conversam, uma diz algo que encanta a outra. Elas não se abrem de uma vez. Vão aos poucos. A orelha é assim. Como um trailer, não conta tudo. Como alguém que conversa, não se abre de uma vez. O que ela comunica, porém, faz o outro querer saber mais. É a fase da descoberta… do livro!

Além disso, a orelha traz informações do autor, então ela é um ótimo espaço para dizer quem você é. Em geral, essa informação vem no final.

Enfim, não há uma regra para se fazer orelha, porém, a orelha é sua, então cuide dela com carinho!

Bons livros não são necessariamente os que estão em destaque nas livrarias, aliás, a maioria não é mesmo. Bons livros são aqueles que são descobertos. Por acaso. Quase sem querer. E uma boa orelha é um ótimo caminho para que seu livro seja descoberto tanto por um leitor à procura de um bom romance, quanto por aquele mais distraído.

E se você ainda está no estágio de criação do seu livro, não perca tempo! Procure a gente para dar vida a ele – da capa à contracapa, passando, é claro, pelas orelhas! rs