Para sair do bloqueio criativo: Dicas de Neil Patel

//Para sair do bloqueio criativo: Dicas de Neil Patel
Crédito imagem: Freepik

Aquele medo terrível do documento em branco do Word olhar para você, você olhar de volta e nenhuma ideia vir na cabeça. Todo mundo – escritor ou não – já passou por isso. Mas os autores passam com mais frequência, para o seu total desespero. É o famoso bloqueio criativo.

Mas como fugir dessa sensação de que você quer e precisa escrever, mas não tem inspiração? Bom, Neil Patel, co-fundador da NP Digital, considerado pela Forbes um dos 10 melhores profissionais de marketing do mundo e autor best-seller do New York Times, fez uma lista com dicas para te ajudar a deixar para trás a frustração de não conseguir produzir.

1- Desligue todas as distrações digitais

Há uma enorme possibilidade de que você esteja inconscientemente consumindo conteúdo na internet. Isso está sugando sua energia e tornando-o menos produtivo. Então, desligue o seu notebook. Resista à tentação de pegar seu telefone celular. Agora respire fundo e tente limpar sua mente de pensamentos inúteis. Ao sentir que você está consciente do momento atual, tente escrever novamente.

2- Escreva Livremente – Não pense, apenas escreva.

O objetivo do processo é de se atingir o seu fluxo criativo. Use estas regras para alcançar os melhores resultados:

  • Estabeleça um período de tempo fixo e comece a escrever.
  • Deixe as ideias irem até você.
  • Não se preocupe com pontuações, grafias e gramática.
  • Não critique seus pensamentos ou textos escritos.
  • Escreva parágrafos, não listas.
  • Depois que o tempo se esgotar, leia o que você escreveu. E filtre as boas ideias.
  • Dê uma direção de escrita com base nas ideias que você escolheu.
  • Se você gostar do resultado do processo, incorpore-o na sua rotina de escrita.

3- Tire umas férias

Você se sente exausto para atender consistentemente às demandas? Então, você pode estar passando por um esgotamento. Você precisa desfazer o dano e não deixar que o estresse se intensifique. Uma boa maneira de iniciar a sua recuperação é viajar.

4-  Mude o seu ambiente de trabalho

Austin Kleon, escritor best-seller e palestrante do TedTalks, tem dois espaços de trabalho. A mesa digital para trabalho analítico e uma mesa analógica bagunçada para tarefas criativas. Uma mesa bagunçada também pode ajudá-lo a esclarecer seus recursos criativos latentes. Uma pesquisa mostrou também que diminuir as luzes no seu quarto minimiza distrações e promove a reflexão interna. Trabalhar em um café com um ruído ambiente também pode promover o pensamento criativo.

Experimente vários ambientes e encontre o que funciona melhor para liberar sua pressão.

5- Limpe sua casa ou tome um banho

Se você é um fã do Big Bang Theory, então você pode se lembrar de Sheldon Cooper ficou preso com um problema de física. Depois de ficar algumas noites sem dormir, ele tomou uma rota não convencional. Inspirado por Einstein, ele acreditava que a execução de uma tarefa qualquer que não ocupe a mente iria ajudar seu músculo criativo. E estava certo.

Uma tarefa simples como a limpeza, dirigir ou tomar um banho relaxa seu cérebro. E, como seu cérebro desliga, o momento eureka pode atacar. Grandes ideias começam a surgir.

6- Ouça música relaxante

Música está ligada às nossas emoções e pode ser usada como uma ferramenta de gestão eficaz do estresse. Ouvir música acalma os nervos e levanta seu humor. Assim, ela pode ajudá-lo a se concentrar na escrita.

As pessoas possuem gostos variados na música. Alguns autores acham que só a música instrumental funciona para eles. Outros, Beethoven. Então dê uma chance à música clássica, jazz e outros gêneros musicais. E descubra o que funciona melhor para você.

7- Leia um romance do seu autor favorito

Simplifique, ler um livro melhora suas conexões cerebrais. Ele amplia o seu cérebro para um grau mais elevado do que assistir a um filme ou ouvir um livro. Como um bom escritor, eu acredito que você tem uma pilha de romances. Então, aproveite a criatividade do seu autor favorito, flexione sua imaginação e encha o tanque criativo. 

8- Saia para uma caminhada

Ficar sentado por longos períodos não é saudável. Um artigo do Huffington Post disse que sentar é o equivalente a fumar para a nossa geração. Não é de se admirar que Steve Jobs tinha reuniões a pé. E Mark Zuckerberg também realiza reuniões a pé.

Andar limpa sua cabeça, reduz o estresse e eleva o seu humor. Um estudo de Stanford descobriu que caminhar aumenta a sua produção criativa por uma média de 60% ​. E sua criatividade continuará fluindo por um curto período, mesmo depois de parar de andar.

9- Jogue videogame

Jogar pode desencadear liberação de endorfinas – substâncias químicas naturais do corpo que te fazem sentir bem. Uma pesquisa descobriu que videogames induzem a um estado de espírito positivo, despertam a criatividade e habilidades para resolver problemas. Então, faça uma pausa das frustrações do bloqueio criativo e se divirta com videogames. Você vai se sentir com mais energia e estimular a sua imaginação. 

10- Durma

Em alguns casos nenhuma das estratégias acima irá funcionar, porque você já teve o suficiente por hoje. Seu cérebro esgotou. Deixe estar. E tenha um bom sono.

Você pode enfrentar o bloqueio na manhã seguinte com uma mente rejuvenescida. É até possível que um sonho lhe dê a direção para o seu artigo.

Gostou das dicas?

Para ler o artigo completo e muitos outros de Neil Patel, acesse sua página em português aqui.

Por Teca Machado

By |2020-08-14T17:29:39-03:0014 de agosto de 2020|

Deixar Um Comentário